Concurso ABS Brasil: Brasília tem agora cinco sommeliers profissionais aprovados na cidade

Leonildo Santana, Fabiano Lopes e Francisco Chaves (os três mais recentes sommeliers profissionais), Antônio Duarte (Presidente da ABS-DF), Joaldo Lima e Tiago Pereira (sommeliers aprovado em outubro de 2013)
Leonildo Santana, Fabiano Lopes e Francisco Chaves (os três mais recentes sommeliers profissionais do DF), Antônio Duarte (Presidente da ABS-DF), Joaldo Lima e Tiago Pereira (sommeliers aprovado em outubro de 2013)

Mais três sommeliers foram aprovados na tarde de ontem (29.09) no Concurso Nacional de Sommeliers, conhecido como “Concurso Bottom Verde e Amarelo”, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). São eles: Leonildo Santana (restaurante Dom Francisco Asbac), Fabiano Lopes (restaurante Dom Francisco 402Sul) e Francisco Chaves (Le Vin Park Shopping). Eu fiquei muito feliz em saber que esses profissionais foram aprovados porque sei que realmente são grandes conhecedores do assunto e mereceram a aprovação. Meus parabéns e votos de muito sucesso aos três!

afonso 3
O concurso  aconteceu na tarde de ontem no restaurante Dom Francisco da Asbac e foi aberto ao público. A iniciativa de trazer a prova para Brasília, foi do atual presidente da ABS-DF, Antonio Duarte.

Grupo restrito – Os candidatos foram submetidos a provas teóricas e práticas sobre vinho e serviço de vinho e alcançaram o desempenho mínimo de 80 pontos. Agora eles se juntaram ao restrito grupo de sommeliers quem possuem o bottom verde e amarelo e o nome registrado em livro próprio na ABS-Brasil em reconhecimento à competência profissional – apenas 63 profissionais em todo o Brasil. Em outubro de 2013, dois sommeliers de Brasília, Joaldo Lima (restaurante Dom Francisco 402 Sul) e Tiago Pereira (Adega Base), já haviam conquistado a tão concorrida certificação obtida aqui no Distrito Federal. Agora são cinco sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil, em provas realizadas em Brasília. A iniciativa de realizar as provas aqui na cidade foi do atual presidente da ABS-DF, Antonio Duarte.

A prova envolveiu srviço
Os candidatos foram submetidos a provas teóricas e práticas de vinho e serviço de vinho.
A prova da ABS Brasil é semelhante ao Concurso Nacional de Sommeliers em relação ao nível de dificulade, para ser aprovado é necessário atingir 80 pontos, no mínimo.
A prova da ABS Brasil é semelhante ao Concurso Nacional de Sommeliers em relação ao nível de dificuldade, para ser aprovado é necessário atingir 80 pontos, no mínimo.

Estudar sempre – Segundo Leonildo Santana, para obter o título foram necessárias muitas horas de estudo e dedicação, mas para ele mais importante do que o título é manter-se sempre atualizado. “Um bom sommelier deve estudar sempre, participar de confrarias, degustações, eventos e não apenas se preparar em vésperas de provas”, ressalta.

afonso 9
Leonildo Santana: “um sommelier deve estudar sempre”

Melhor carta de vinho e melhores sommeliers – Não há como deixar de ressaltar, que com o resultado do concurso, a rede de restaurantes Dom Francisco (do chef Francisco Ansillero) possuidora de uma das melhores e mais completas cartas de vinho do país, conta agora, em sua equipe, com três sommeliers profissionais certificados pela ABS Brasil: Fabiano Lopes, Joaldo Lima e Leonildo Santana. Parabéns também à família Ansillero!

afonso 4
Francisco Ansillero (Chef e proprietário do restaurante Dom Francisco) ladeado pelos três sommeliers profissionais de Brasília que compõem a sua equipe.

Fotos: Afonso Elísio, Carlos Alberto Guedes

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…