10 Dicas Para Degustar e Determinar o Equilíbrio de Um Vinho Tinto

IMG_744810 Dicas que você pode aprender agora!

Saber observar, analisar e determinar os aspectos de um vinho é essencial para qualquer amante dessa maravilhosa bebida. Empregando essas dicas você poderá, com um pouco de prática, degustar e determinar se o rótulo que você está consumindo é equilibrado ou não.

Mas, antes, entenda o que é um vinho equilibrado: Diz-se que um vinho está em equilíbrio quando mostra bom aspecto visual, aromático e gustativo – apresentando nesse último aspecto tanino, álcool, doçura e acidez em sintonia. Logo, vinho equilibrado é o que está pronto para ser bebido.

os-melhores-vinhos-tintos-do-douro-1

Então, Como determinar o equilíbrio de um Vinho?

Para apreciar um vinho, ele deve ser servido, de preferência, em uma taça lisa de cristal ou vidro fino e que não seja colorida.  

  • Coloque o vinho em uma taça (servindo apenas 1/3 de sua capacidade) e observe sua cor e aparência, examinando o brilho e a transparência do vinho, primeiro olhando de cima da taça, através da luz ou contra um fundo branco, com a taça ligeiramente inclinada. Por exemplo, os vinhos muitos novos, em geral, tendem aos matizes violáceos (violetas); um vermelho vivo no tinto, nos dará a idéia de um certo grau de evolução. Já os mais desenvolvidos tendem aos matizes marrons, atijolados e  até alaranjados. 
examinando o brilho e a transparência do vinho, primeiro olhando de cima da taça, através da luz ou contra um fundo branco, com a taça ligeiramente inclinada
Examine o brilho e a transparência do vinho contra um fundo branco ou com a taça ligeiramente inclinada
  • Faça um movimento giratório com a taça e observe no bojo formação de estrias (pernas ou lágrimas): normalmente sua grossura e número indicam a graduação alcoólica do vinho, se as estrias são grossas e separadas e descem lentamente, seu  teor alcoólico tende a ser maior que quando são finas e delgadas.
IMG_0861
Normalmente a grossura e número de pernas ou lágrimas no bojo da taça indicam a graduação alcoólica do vinho.
  • Use seu nariz e tente perceber as fragrâncias e perfumes. A fim de obter a melhor oxigenação do líquido, em seguida,  agite a taça de forma circular. Logo, volte a sentir os aromas e perceba o quanto eles irão se dissipar melhor.

IMG_2588

  • Beba um pequeno gole, mantendo o vinho na boca até que amorne. Mova o vinho devagar dentro da boca, ajudando com pequenos movimentos da língua.
  • Faça com que o vinho molhe todo o palato, tratando de descobrir a acidez, doçura ou amargor;
  • Se concentre em suas sensações;
  • Entreabra os lábios permitindo que penetre na boca uma pequena quantidade de oxigênio, cuidando para que o vinho não caia;
  • Faça com que o vinho passeio dentro de toda sua boca, percorrendo céu da boca, dentes, língua e gengiva;
  • Avalie a harmonia geral da bebida, ou seja, se manteve um equilíbrio em todos os seus atributos (visuais, olfativos, etc). Esta prova degustativa permitirá analisar o aroma, a sanidade e a maturação do vinho. O conjunto deste exame constitui o que se chama Análise Organoléptica”.
  • Este é um exercício lhe permitirá analisar, não só a qualidade do vinho, mas melhorará sua capacidade para fazer combinações com diferentes alimentos. 

Queijo-e-Vinho-ar-livre

Não se esqueça que algo extremamente importante para esse exercício é o uso da TAÇA correta, como já comentei no início do post. Veja o artigo “Com que taça eu vou?” e tire maior proveito do seu vinho. Aprenda, inclusive, o porquê de Vinho Branco e Tinto serem servidos Taças Diferentes.

Tem alguma dúvida ou algum comentário a fazer sobre este artigo? Deixe seu comentário abaixo!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Italianos que surpreendem

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…

95 anos cooperando e cada vez mais sustentáveis

A Cooperativa Vitivinícola Nova Aliança, próxima de seu centenário, reforça seu compromisso com a responsabilidade…