Cinco motivos para beber vinho tinto

583236_73066553
Conheça cinco motivos para beber vinho tinto

Você sabia que nenhuma bebida recebe tanta atenção de cientistas quanto o vinho? Por conta disso, se você não tinha motivos para tomar um cálice de vinho tinto todos os dias, a partir de agora, vai ter vários porque as descobertas científicas sobre os benefícios da ingestão diária e moderada da bebida são inúmeras.  Selecionei algumas para compartilhar aqui no Blog Vinho Tinto, mas lembre-se que essas regras valem apenas para uma ou duas taças diárias de vinho tinto  e sempre com o acompanhamento de alguma refeição, ok? Vamos, então, às boas notícias:

1) Emagreça tomando vinho tinto – Uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity revelou que quando ingerido em quantidade que não ultrapasse 10% do valor calórico de toda a dieta, o vinho tinto é muito favorável. O grande lance é que algumas substâncias que existem no vinho tinto (conhecidas como polifenóis) destroem as células que armazenam gorduras e, também, melhoram o aproveitamento dos carboidratos pelo organismo.

2) Beber vinho = aumentar inteligência – Estudos desenvolvidos pelo National Institute for Longevity do Japão revelaram que pessoas que bebem vinho moderadamente têm um Q.I. mais elevado dos que as que ingerem outras bebidas alcoólicas ou que não bebem. Muito bacana, né? Galera concurseira: “Bora beber vinho tinto!”

3) Vinho tinto: botox natural – Para quem não quer levar agulhadas na face e facadas no bolso para prevenir os efeitos da idade, uma ótima notícia: o vinho tinto é rico em uma substância com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, chamada resveratrol.  Segundo cientistas da Universidade de Harvard, essa substância retarda o processo de envelhecimento de vários tecidos e, ainda, prolonga a longevidade sem os efeitos perniciosos do tempo. Excelente notícia!

4) Coração mais forte com vinho tinto – Essa não é novidade, quem nunca ouviu falar que vinho tinto faz bem pro coração, não é mesmo?  Na verdade, o consumo moderado de vinho tinto está associado com a redução da mortalidade e das hospitalizações por Doença Arterial Coronária (DAC). Muitas pesquisas indicam que a ingestão moderada de vinho tinto promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL colesterol, semelhante à encontrada com a prática de atividades físicas.

5) Vinho tinto = Mais sexo!!! Os cientistas italianos comprovaram recentemente o que muita gente já sabia na prática: o vinho tinto tem poder afrodisíaco! Um estudo da Universidade de Florença, na Itália, concluiu que mulheres que consumiam uma ou duas taças de vinho por dia apresentavam apetite sexual maior e melhor desempenho na cama em comparação com as mulheres abstêmias. A grande constatação foi a de que o vinho reduz o estresse da mulher, aumenta seu foco no parceiro e estimula a circulação do sangue, inclusive, nas zonas erógenas.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…