Bacalhau, vinho e Gavião de Penacho

Blog Vinho Tinto e Confraria do Bacalhau
Victor Alegria, pres. Academia do Bacalhau de Brasília, e Etiene Gomes, editora do Blog Vinho Tinto

Acima, abajo, al centro y adentro”… Quem nunca fez um brinde entoando essas alegres palavrinhas em espanhol? Mas, os portugueses me ensinaram que existe uma outra maneira bem interessante e divertida de brindar em um bom português, chamada “Gavião de Penacho”…Calma que daqui a pouco eu explico.  É que tive a oportunidade de participar de um evento organizado pela tradicional Academia do Bacalhau, uma associação que fomenta e encoraja relações de amizade e desenvolve a assistência moral e material entre as comunidades portuguesas. A reunião da Academia aconteceu no Beer Fass, localizado no Pontão do Lago Sul de Brasília-DF, e reuniu membros, carinhosamente chamados de compadres, convidados e até autoridades, como  embaixadores de diversos países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor Leste e Portugal.

vinho do porto e vinho tinto
Confidencial tinto e Eirados Fine White: vinhos servidos na noite

Vinho tinto e bacalhau – Quando cheguei ao evento,  tive a oportunidade de degustar um delicado Eirados Fine White, vinho do porto branco com notório equilíbrio entre acidez e açúcar e aromas de frutas maduras (R$64,00), acompanhado de deliciosos bolinhos de bacalhau. Amei a experiência, porque costumo beber o vinho do porto não como aperitivo, mas, normalmente, acompanhado por uma sobremesa. Como prato principal um bacalhau à lagareiro delicioso foi servido com  um honesto vinho Confidencial tinto, de aromas frutados, corpo médio e taninos macios (R$36,00).

Harmonização de bacalhau e vinho
Bacalhau e um tinto leve – harmonização perfeita!

Isso mesmo: tinto! Apesar de se aprender que peixe se harmoniza com vinho branco, definitivamente, essa máxima não funciona para os portugueses. E quando alguém pergunta o porquê da contramão da regra, alguns respondem  rapidamente: “Bacalhau não é peixe; é bacalhau, ora pois!” Brincadeiras à parte, confesso que não há nada melhor que harmonizar um bom bacalhau à lagareiro com um delicioso e sutil vinho tinto.

Sociólogo José Sobral e Rachel Alves da Amigas do Vinho-DF
Sociólogo José Sobral e Rachel Alves, presidente da Amigas do Vinho-DF

História e cultura – Durante o evento, o sociólogo e professor português José Manuel Sobral falou sobre a relação entre o bacalhau e a identidade portuguesa  – um momento de muita história e cultura para quem estava presente no jantar.

Gavião de Penacho – Mas, agora, eu vou voltar ao “Gavião de Penacho”. Esse nome, além de fazer referência a uma bela e imponente ave de rapina, é também um brinde feito com vinho tinto, o grande companheiro do Bacalhau como ensinam os portugueses. Durante as reuniões da Academia do Bacalhau todos os compadres e convidados levantam-se ao som de um badalo e tendo na mão um copo com vinho tinto entoam em coro:

“Gavião de Penacho, de bico pra cima (eleva-se a taça), de bico pra baixo (abaixa-se a taça), mais acima (eleva-se de novo a taça, bem alto agora), mais abaixo (abaixa-se a taça de novo, mais baixo agora), vai ao centro (estende-se o braço ao centro com taça) e bota para dentro (a melhor hora…)”.

Em suma, o evento da Academia do Bacalhau foi surpreendente: vinho do porto branco, bolinho de bacalhau, gavião de penacho, bacalhau à lagareiro, vinho tinto e para finalizar uma deliciosa sobremesa de Pêra, ao vinho, claro!

Assista ao pequeno vídeo que fiz no evento e aprenda, rapidamente, o Gavião de Penacho.

Veja, também, outras fotos do evento no Flickr do Blog Vinho Tinto.

 

 

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…