Dicas para degustar vinhos no verão

Degustar vinho no verão requer alguns cuidados especiais para que a bebida fique ainda melhor

Esta época do ano é conhecida pelas altas temperaturas e pelos dias mais longos, o que para muita gente pode ser um problema quando o assunto é degustação de vinho, principalmente dos tintos.

Degustar vinhos no verão requer cuidados ainda maiores, pois além de escolher o acompanhamento ideal, você deve também se atentar em como servi-lo da maneira correta.

Temperatura de vinhos no verão

A qualidade dessa bebida está diretamente ligada com a forma de armazenamento e à temperatura em que será servida. Muitos acreditam que o vinho tinto deve ser tomado à temperatura ambiente, por exemplo, mas se levarmos em conta que muitos vinhos costumam vir de algumas cidades europeias onde a temperatura é consideravelmente mais baixa, servir na temperatura ambiente em países tropicais comoo Brasil não se aplica, nem se adequa ao nosso verão.

A temperatura ideal para servir pode variar de 7°C a 16°C, nunca ultrapassando os 20°C, e as mais baixas se aplicam para os espumantes. Os vinhos brancos podem ser servidos na casa dos 10°C e os tintos entre 12°C e 16°C, para os mais encorpados.

Por isso, durante os dias mais quentes os vinhos devem sim ser resfriados antes de servir. As adegas são perfeitas para o armazenamento dessa bebida, pois elas possuem um controle de umidade e temperatura.

Caso você não possua um ambiente próprio, mantenha os vinhos dentro de suas caixas em um local mais fresco e sem trepidações, para evitar alterações de sabor. Quando necessário leve o vinho à geladeira somente antes de servir e posicione-o na parte inferior, evitando mudanças bruscas de temperatura.

Harmonização

Quando o assunto é degustação de vinho, um ponto importantíssimo é a harmonização. Saber o que servir com um determinado tipo de vinho é fundamental para elevar a experiência a níveis de excelência, e quando se trata de degustar vinho no verão essa preocupação deve ser maior, já que pratos mais pesados podem ser desagradáveis nos dias mais quentes.

A escolha da bebida é muito importante. Se você é dos que não abrem mão de um vinho tinto, opte por aqueles com menos tanino, uma substância presente na casca das uvas e na madeira dos barris de carvalho, responsável por causar aquela impressão de amarrar a boca, pois o tanino é o que torna a bebida encorpada e ideal para acompanhar os pratos mais pesados.

A harmonização de vinhos no verão também é importante, seja o vinho branco ou tinto.

O tanino também combinado com o iodo afeta o paladar, deixando um gosto metálico na boca, e como a preferência nos dias quentes é por pratos mais leves e de fácil digestão como peixes e frutos do mar, evite vinhos tintos com alta concentração de tanino em uma refeição dessas. Prefira um vinho verde português, fresco e ácido, ou os brancos mais encorpados, como o Chardonnay ou um Chablis Grand Cru. Uma receita de cuscuz de sardinha combina perfeitamente com esses tipos de vinho – se quiser aprender a fazer um delicioso cuscuz de sardinha, clique aqui.

Os vinhos brancos também harmonizam muito bem com saladas, tão tradicionais no dia a dia, ainda mais durante o verão. Mas se atente para alguns ingredientes que podem comprometer a sua experiência gastronômica: a alcachofra contém uma substância que também afeta o paladar deixando uma sensação metálica ou muito doce na boca; o aspargo e o espinafre contêm componentes químicos que afetam a percepção do vinho. Outro alimento que deve ser evitado nas saladas são ovos cozidos, que causam uma diminuição da sensibilidade das papilas gustativas. Deve-se atentar ainda ao uso do vinagre, pois sua acidez desestabiliza o equilíbrio entre a doçura e os taninos do vinho. Então para temperar seu prato prefira limão ou até mesmo um vinho branco mais ácido como o Suavignon Blanc. Se for acompanhar sua salada com um vinho de notas cítricas e ácido, como um espumante à base da uva Chardonnay, nem precisa se preocupar em temperá-la! Osespumantes combinam ainda melhor com uma salada grega ou com uma famosa salada César.

Se quiser manter o foco na degustação de vinho, os canapés são uma ótima opção, pois são leves e podem ser servidos com um patê de sua preferência ou até mesmo com lascas de salmão cru, e ainda trazem um ar de elegância à ocasião. De novo a harmonização dependerá dos ingredientes: se utilizar queijos fortes como o azul, prefira vinhos mais doces; já para uma combinação com tomate seco, manjericão e rúcula, escolha um tinto de corpo médio.

Neste verão, seja com um cuscuz de sardinha ou com uma salada César, escolha a bebida adequada à ocasião, reúna os amigos e aproveite os dias mais quentes com pessoas queridas e um bom vinho.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…