Henrique Fogaça e Dionísio Chaves em Aulas Show em Brasília

O sommelier Dionísio Chaves e o chef Henrique Fogaça participam de evento do Brasília Shopping
O sommelier Dionísio Chaves e o chef Henrique Fogaça participam da 18a. edição do Mercadinho no Brasília Shopping

O Mercadinho do Brasília brinda o mês de junho com edição extra e uma dupla que vai agitar a cozinha especial da feirinha mais gostosa da cidade. Como um bom prato vai muito bem com um bom vinho, e vice-versa, no dia 18 de junho, o chef Henrique Fogaça e o sommelier Dionísio Chaves encontram o público da capital para duas aulas shows na praça principal do Brasília Shopping. O brasiliense ainda pode aproveitar e fazer as comprinhas da semana. Quem curte as delícias orgânicas do Mercadinho poderá encontrar nas barraquinhas um banquete de hortifrútis, sucos, castanhas, queijos e quitutes gastronômicos que deixam o sábado mais saboroso. Tudo isso, a partir da 9h, na área externa do Brasília Shopping – entrada em frente à W3. O acesso é livre!  A curadoria é da Pé de Lima Produções.

A edição extra do Mercadinho tem parceria com o Brasília Show Gastronomia – evento que visa avaliar e premiar estabelecimentos da cidade, contando com a participação de chefs, críticos e especialistas gastronômicos renomados do país. Dionísio abre a programação de aulas, às 11h, com um bate papo sobre a história do vinho e dicas de harmonização, aromas e texturas da bebida milenar. Às 14h, Fogaça esquenta as caçarolas com um Medalhão de Mignon com Risoto Brie e uma Rabanada com Creme Inglês de Whisky e Maçã. O chef conversa com os fãs sobre seu estilo, sua culinária e trajetória na gastronomia.

Chef rock’n roll

Sucesso na TV aberta como um dos jurados do programa MasterChef Brasil, Fogaça tem uma história quase acidental com a gastronomia. O interesse pelas panelas e alimentos é decorrência do cansaço de comer comida congelada, ainda na época em que era bancário, em São Paulo. A avó foi a primeira tutora de Henrique. Com ela, o neto aprendeu a fazer pratos simples e a frequentar feirinhas para comprar ingredientes. Em pouco tempo, o ritual de preparo foi ganhando mais atenção e dedicação do futuro chef, que também é vocalista de uma banda de hardcore, adora motos e tatuagens.

Fogaça está à frente do Sal Gastronomia, do Cão Véio, e do Jamile e Admiral´s Place. Três casas muito distintas entre si, mas carregadas de personalidade. Depois de aprender a cozinhar e antes de abrir seu primeiro restaurante, o chef hardcore vendeu sanduíches em uma Kombi pelos bairros de São Paulo e estagiou com Alex Atala (D.O.M). “Eu sabia que teria muita coisa para aprender, mas vontade de fazer dar certo não me faltava. Eu sempre pensei em ter meu próprio negócio”, revela o chef que ganhou fãs no Brasil inteiro com seu estilo descolado e urbano. O jeito tranquilo e brincalhão engana quem pensa que Fogaça não toca com seriedade e determinação os seus empreendimentos. “Exigência e padrão marcam meu dia a dia na cozinha, na banda ou em qualquer atividade que eu me proponho a fazer”, observa.

A pegada do sommelier

Mas antes de conhecer Fogaça de pertinho, os brasilienses poderão encontrar com Dionísio Chaves, um sommelier criado na comunidade da Rocinha que ganhou o mundo e conquistou as vinícolas espalhadas por ele. Depois de concluir um curso na ABS – Associação Brasileira de Sommelier, Dionísio foi promovido a garçom e usou as economias para comprar livros e estudar sobre o vinho. Hoje, ele é um dos mais premiados e respeitados sommeliers Brasil afora. “A formação teórica foi importante, mas o sommelier precisa ser autodidata. Somente depois que você viaja e conhece as regiões vinícolas é que vai ter um maior conhecimento do assunto”, pontua ele.

Atualmente, ao lado do sócio italiano Nicola Giorgio, Dionísio comanda três restaurantes no Rio de Janeiro e carrega os títulos de Sommelier Bi-Campeão Brasileiro 1999/2002, Campeão da América do Sul 2004, Vice-campeão das Américas 2004. Chaves foi o único representante brasileiro nos concursos mundiais do Canadá 2000 e Grécia 2004, além de ser embaixador dos vinhos americanos da Jackson Family Wines; e homenageado na França com um vinhedo em seu nome. Dionísio também foi eleito, por duas vezes, o Melhor Sommelier do Ano pela Veja Rio Comer e Beber.

Música pra você

E como o dia pode ficar ainda melhor com música, a atração cultural do Mercadinho do Brasília será o saxofonista brasiliense Esdras Nogueira. Ex-aluno da Escola de Música de Brasília e da Universidade de Brasília, o talentoso garoto passou uma temporada na Alemanha e na Itália. De volta à capital, com o grupo Móveis Coloniais de Acaju, tocou em quase todo o Brasil e em Festivais como o Planeta Terra, Rock in Rio, Bananada, Abril Pró Rock, Porão do Rock, Festival Natura Musical, além de dividir o palco com nomes como Hamilton de Holanda, Bocatto, Lenine, Pato Fu, Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz, Mariana Aydar e Los Hermanos. Capivara é o lançamento do seu primeiro trabalho solo com o saxofone barítono, interpretando as composições de Hermeto Pascoal. Esdras tem apresentado esse show em importantes festivais brasileiros e em casas como o Clube do Choro. Em novembro passado, o músico fez sua primeira apresentação internacional no Festival de Jazz e Blues de Dhaka em Bangladesh, representando o Brasil e a música brasileira.

Lembrete

Para as aulas com o sommelier e o chef, senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping somente no dia 18 de junho. A distribuição será por ordem de chegada, às 9h para a aula-show com Dionísio Chaves e às 11h para a aula-show com Henrique Fogaça. Estarão disponíveis 120 lugares para o público em cada oficina. As aulas shows serão transmitidas pelo telão do centro de compras também. Quem não conseguir senha para assistir sentado, terá a possibilidade de acompanhar bem de perto e ao vivo.

PROGRAMAÇÃO 18º MERCADINHO DO BRASÍLIA

Edição 18 de junho

9h às 15h – Feirinha orgânica/vegana/natural

10h às 11h – Apresentação saxofone Esdras Nogueira

11h – Aula show com o sommelier Dionísio Chaves na praça principal do Brasília Shopping

13h às 14h – Apresentação saxofone Esdras Nogueira

14h – Aula show com Henrique FOGAÇA na praça principal do Brasília Shopping

  • Senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping no dia 18 de junho, às 9h para a aula-show com Dionísio Chaves e às 11h para a aula-show com Henrique Fogaça. Estarão disponíveis 120 lugares para o público em cada oficina. As aulas shows serão transmitidas pelo telão do centro de compras também. Quem não conseguir senha para assistir sentado, terá a possibilidade de acompanhar bem de perto e ao vivo.

– Playlist – Lucas Hamu ao longo do dia.

Serviço:

MERCADINHO DO BRASÍLIA

Local: Área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada principal (W3 Norte)

Data: 18 de junho, de 9h às 15h.

Entrada livre e gratuita

Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e site do Brasilia Shopping

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…