Hoje é dia da Malbec!!!

malbec2
Dia da Malbec – comemorado em todo o mundo

Hoje, 17 de abril, é o dia da Malbec. A data foi escolhida por recordar  a plantação em Mendoza (Argentina) das primeiras mudas dessa uva trazidas de Cahors (França), em 1853, pelo engenheiro agrônomo francês Michel Aime Pouget.

Dia da Malbec ou Malbec Day

Esse dia é também conhecido mundialmente como “Malbec Day” e é comemorado todos os anos, desde 2010, por iniciativa da Wines of Argentina – órgão responsável pela divulgação dos vinhos do país. Nessa data, em diversas partes do mundo, eventos culturais e gastronômicos celebram  a uva francesa que tornou-se símbolo da Argentina, onde é extensamente plantada e extremamente bem-sucedida.

Características da Malbec

Malbec é aquela uva de cor escura que origina vinhos deliciosos com bom corpo e bem tânicos e de profundos aromas que remetem a frutas negras. Em geral, os vinhos feitos a partir de uvas Malbec de locais com menor altitude têm mais corpo e mais fruta negra e os procedentes de vinhas mais altas normalmente são mais elegantes, com aromas mais frescos e florais.

Um excelente Malbec
Alamos – Excelente custo x benefício para comemorar o Dia da Malbec

E Já que hoje é o Malbec Day que tal um brinde com um  bom Malbec de Mendoza acompanhado por um delicioso bife ancho grelhado? Um Malbec bem econômico e que gosto de indicar é o Alamos, da linha Catena Zapata. Esse vinho é barato, gostoso e fácil de ser encontrado. Fica a dica! Relembre também um post que divulguei aqui no blog para harmonizar Malbec com churrasco.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…