Para iniciantes: conhecendo as uvas – Riesling

Olá! Depois de apresentar as uvas Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot, hoje vou escrever sobre a uva Riesling.

Riesling, casta internacional marcada pela boa acidez e aromas frutado e floral.

As regiões clássicas de produção da Riesling são Alemanha, Áustria, Austrália e Alsácia (na França). A Riesling é uma casta internacional normalmente marcada por boa acidez e um marcante aromas frutado e floral. Dependendo do clima onde é cultivada pode apresentar aromas de frutas verdes e até de frutas de caroço (pêssego). Da mesma forma que a Chardonnay, a Riesling origina vinhos distintos de acordo com a localização. No entanto, é uma uva bastante aromática. Essa é uma casta apropriada para colheitas tardias uma vez que os açúcares se desenvolvem lentamente, pois a fruta demora a amadurecer, e a uva consegue reter sua acidez. Esses níveis altos de acidez, inclusive, ajudam muitos Riesling a envelhecerem bem na garrafa, desenvolvendo sabores de mel e de torrada.

Vinho produzido com a uva Riesling na região alemã de Rheingau

Eu adoro os vinhos da Riesling, principalmente, os provenientes da Alsácia e Alemanha. Lamento por chegarem no Brasil a preços tão altos…De toda forma, vale a pena o investimento, esses vinhos são inesquecíveis!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…