Você conhece a videira?

IMG_9185
Videira pertence a família vitacae e é também chamada de vinha ou parreira

A videira, também chamada de vinha ou parreira, é uma árvore frutífera que produz a uva. Pertencente à família Vitaceae, é uma árvore trepadeira. É formada por certo número de órgãos, dentre os quais as raízes, que enterradas fixam a vinha no solo, e também por uma série de ramos frutíferos (conhecidos como sarmentos), onde se localizam os frutos, as folhas e as flores. Em todo vinhedo, o clima, a topografia e o solo são componentes ambientais de grande importância para modelagem do caráter (aroma, cor e sabor) das uvas que serão produzidas pelas vinhas.

IMG_8228
Em todos os vinhedos do mundo, a videira segue um ciclo anual de produção

Entretanto, em todos os vinhedos do mundo, a videira segue um ciclo anual de produção e se renova, basicamente, da mesma maneira, apesar dos progressos tecnológicos que surgem a cada dia para facilitar o trabalho dos viticultores. Os seis estágios de desenvolvimento de uma vinha compreendem brotação, folhagem, floração, frutificação, amadurecimento e queda da folhagem.

IMG_1230
Estágio de brotação da videira

É possível encontrar mais de 60 espécies de vinhas em todo o mundo, mas apenas algumas delas são utilizadas na moderna viticultura. Para produzir vinhos de qualidade, por exemplo, os chamados vinhos finos, é necessária a utilização apenas das uvas que são produzidas pela espécie de origem euroasiática, denominada vitis vinifera. Existem também algumas videiras cujas espécies de origem americana, normalmente, são utilizadas para serem consumidas como frutas de mesa ou na produção de vinhos mais populares (como a Isabel). Algumas dessas espécies também são utilizadas na vinicultura moderna para fornecer um sistema radicular (porta-enxertos) para as videiras vitis viniferas, porque são resistentes a pragas que atacam as raízes dessas videiras.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…