Cultura Francesa mistura vinhos, espumantes e curiosidades em evento de confraternização em Brasília

Quando se pensa na França, vem à cabeça: bons vinhos! E espumantes também. O povo francês tem vinho no DNA. E foi nesse clima que a escola Cultura Francesa recebeu seus alunos para uma confraternização que reuniu amigos e estudantes da língua no Brasil. A empresária e diretora de eventos institucionais do Sindicato dos Escritores do DF, Betta Doelinger, proprietária do Prime Vinho & Cultura, parceira da escola, fez uma seleção de bebidas para o encontro.

Vinhos da Festa: seleção Prime Vinhos

O vinho escolhido para ser degustado foi o tinto português Intimista, com um nome que expressa bem o tom da festa e um rótulo colorido que lembra um pouco os azulejos de Portugal.Com um blend das uvas Alfrocheiro, Aragonêz, Trincadeira e Moreto, é um vinho interessante, bem frutado e com muita cereja fresca, notas de baunilha e especiarias. Os aromas e as notas se misturaram ao clima da festa animada pelos diretores da escola Steph Gonçalves, Steph Garin e Laurent D’ancona com os alunos amigos. Um quizz em francês com tradução foi exibido durante a programação para animar o evento. Uma das curiosidades foi a descoberta de vários pratos franceses, entre eles, uma sobremesa semelhante à bomba de chocolate no Brasil, chamada de “éclair”.

Fabiana Gomes, Betta Doelinger e Laurent D’ancona

A escritora, diretora de Marketing do Sindicato dos Escritores do DF e aluna da Cultura Francesa, Fabiana (Biba) Gomes, fez parceria com a Prime Vinho e presenteou alunos sorteados, com seu livro Adoráveis Homens Errados. “Um dos desafios é trazer trechos de obras de escritores brasilienses para serem traduzidos pelos alunos, como a Betta trouxe a ideia. O “start” foi dado, porque, afinal, leitura e vinho são complementares”, afirmou Biba Gomes.​ A escritora também recebeu presente de um dos parceiros da Cultura Francesa, Alexandre Ferreira, empresário da Aguimar Ferreira Bombons Finos com um delicioso panetone recheado de ganache de chocolate.

A noite foi regada a bons vinhos e, como não poderia faltar, teve espumante champenoise, método que remete à forma mais artesanal dos espumantes produzidos pelos produtores do autêntico Champagne na França. Um dos espumantes, no entanto, apreciados pelos participantes, foi o Viapiana demi-sec, com aspecto amarelo, nuances verdes e perlage intenso e fino. Também foi degustado o espumante nacional Raro, esse, de método charmat, refrescou a noite com um “assemblage” das uvas Chardonnay, Riesling e Pinot Noir. Salut!

Serviço

Cultura Francesa
Onde: CLN 209, Bloco D Sala 203 – Asa Norte
Telefone: 3273-6425 ou 99235-4636

Matrículas abertas com desconto para intensivo de verão e curso regular até o dia 16 de dezembro.

Prime Vinho e Cultura: Brasil 21, Bloco D, Loja 15.

Texto: Fabiana Gomes
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…