Festival Ítalo Peruano no Taypá com menu em seis etapas – de 10 a 12 de outubro

De 10 a 12 de outubro acontece no Taypá (QI 17 Lago Sul) o Festival Ítalo Peruano. O premiado chef  do restaurante, Marco Espinoza, convidou o também premiado chef Renato Carioni (Restaurante Cosi, em São Paulo) para promover, a quatro mãos, o menu do Festival que será servido em seis etapas, tanto no almoço como no jantar.  Os valores (sem taxa de serviço) estão convidativos: R$ 130,00 (sem harmonização) e R$ 200,00 (com harmonização da Videira Vinhos).

Eu fui conferir o cardápio e a harmonização e está tudo simplesmente perfeito!!!! Vale aproveitar!!! Veja abaixo o menu completo:

 

Entradas

Nosso Carpaccio

Carpaccio de polvo, molho de grana padano, toques de azeitona, tomate seco e crocante de limão (Marco Espinoza)

Pode ser Harmonizado com Paranal Sauvignon Blanc (Chile)

Ovo Mollet

Ovo Mollet com vichyssoise aerada, mascarpone trufado e escalope de foie gras (Renato Carioni)

Pode ser harmonizado com Aniello 006 Chardonnay (Argentina)

Principais

  • Trilha grelhada, escabeche com pimentas peruanas, purê de berinjela e presunto (Marco Espinoza)

Pode ser harmonizado com Vila Wolf Pinot Gris (Alemanha)

  • Tortelli de pato ao molho de laranja e amêndoas laminadas (Renato Carioni)
  • Pode ser harmonizado com Catalpa Pinot Noir (Argentina)

Sobremesas

  • Torta de maçã com biscoito bretão e caramelo (Renato Carioni)

Pode ser harmonizado com Tabali Late Harvest (Chile)

  • Peras, chichas, biscoito de quinoa (Marco Espioza)

Pode ser harmonizado com Tabali Late Harvest (Chile)

 

Prêmios

Em 2014 e 2013, o Taypá foi considerado o melhor restaurante da capital do País pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” que elegeu, também em 2014, o chef Marco Espinoza como o número um da cidade. Em 2013 e 2014, o Taypá conquistou o prêmio principal nas categorias Melhor Restaurante e Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô que o premiou em 2015 e 2016 como o melhor na categoria Cozinha do Mundo. Foi apontado em 2013 como um dos cinco melhores peruanos espalhados pelo mundo, segundo o jornal peruano Diario el Comercio ao lado dos restaurantes Lima London (em Londres), Chicha (Hong Kong), Picca (Los Angeles) e Tanta (Barcelona).  Em 2011, foi reconhecido como o “Melhor Peruano no Brasil” pelo Governo do Peru e pela “Comer & Beber” da Veja Brasília, o melhor em duas categorias: Cozinha Contemporânea e Restaurante Revelação.  Em 2014, a casa foi eleita a 4ª melhor do Brasil e a 8ª da América do Sul, segundo as avaliações do site TripAdvisor. Em 2015 e 2017, foi um dos finalistas ao Prêmio Melhores do Ano, promovido pela publicação Prazeres da Mesa, na categoria “Restaurante do Ano – Região Centro-Oeste”. No mesmo ano, recebeu o selo Top Choice 2016, concebido pelo site chinês Lián. Foi eleito, também o 25º Melhor Restaurante Sofisticado da América do Sul, de acordo com o site TripAdvisor. Em 2017 foi eleito Melhor Restaurante de Brasília pela publicação Veja Comer & Beber e melhor Cozinha do Mundo pela revista Encontro Gastrô.

Sobre Marco Espinoza

Aos 35 anos, 15 como chef, Marco Espinoza é referência quando se fala em gastronomia do país andino. Nascido em Lima, Peru, Espinoza mudou-se para Buenos Aires aos 19 anos, quando começou a trabalhar com sua mãe na embaixada peruana na Argentina. Logo após sua formação pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) tornou-se chef executivo da representação peruana na capital portenha, de onde saiu para comandar o então renomado Bardot, restaurante peruano famoso pelas paredes pink e lustres luxuosos localizado em Palermo, um dos bairros mais valorizados da capital argentina. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se em Brasília para fundar o Taypá. Desde 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Restobar (que em 2015 e 2017 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito de Bib Gourmand), no bairro de Botafogo. Em 2015 inaugurou o Muju Restobar em Porto Alegre. Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo seu talento e excelente trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017.  Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olimpíadas Rio 2016.

Taypá

QI 17, Comercial, Bloco G, lojas 208/210 – Fashion Park – Lago Sul

Fone: 61 3248.0403 / 3364.0403

Horário de funcionamento: De segunda à sexta para almoço (das 12hs às 15hs) e jantar

(de 19hs a 00h). Aos sábados: almoço (das 12hs às 16hs) e jantar (das 19hs à 01h). Domingos: para almoço a partir das 12hs. Fechado par jantar.

Aceita cartões: Visa/Mastercard /Amex

 

Fotos: Fabrício Rodrigues

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…

95 anos cooperando e cada vez mais sustentáveis

A Cooperativa Vitivinícola Nova Aliança, próxima de seu centenário, reforça seu compromisso com a responsabilidade…

Embaixada da Grécia recebe degustação de vinhos

O Embaixador da Grécia no Brasil, Ioannis Tzovas Mourouzis, realizou um evento especial na embaixada…