Restaurante Universal tem carta de vinhos e bebidas premiada pela Prazeres da Mesa

Fachada Restaurante Universal

O Restaurante Universal foi eleito mais um ano como detentor da melhor cartas de vinhos e de bebidas do país em 2108. Em cerimônia realizada no dia 18 de junho, em São Paulo, a chef Mara Alcamim e a esposa Luciana Fabrino Alcamim receberam os prêmios Melhores do Vinho e Melhores Cartas de Bebidas, concedidos pela revista Prazeres da Mesa, um dos principais veículos nacionais de gastronomia. Na categoria de bebidas, a casa foi a única de Brasília a ser premiada, com menu assinado pelo bartender Fabio La Pietra.

Em 2018, o veículo completou 15 anos de homenagens aos principais chefs e estabelecimentos gastronômicos de vários segmentos, além de ícones da coquetelaria. Nos últimos três, o prêmio tem selecionado as melhores cartas de cocktails do país. O Universal foi eleito na edição do ano passado, junto a outros 24 menus. Agora, conquistou novamente o reconhecimento, na condição de único de Brasília entre os 34 escolhidos.

Nas Melhores Cartas de Bebidas, foram coroadas as casas que priorizaram a qualidade e a variedade das bebidas destiladas, fermentadas, compostas e não alcoólicas, utilizadas em drinques ou para consumo in natura. Trabalho de criação, harmonização com pratos da casa, insumos e criatividade foram alguns itens avaliados. Na ocasião, também foi revelado o bartender do ano.

Drinques Clássicos

Dentre os drinques clássicos do Restaurante Universal estão opções como o Salty Dog – um clássico dos anos 60 preparado com vodka, cítricos, licor de pêssego e club soda – e o Blood and Sand, ainda mais antigo (de 1922), feito com Black Label, laranja, licor de açaí e vermouth tinto. Cada um sai a R$ 34,00. Além, é claro, dos contemporâneos, a exemplo do Old Cuban (Rum Havana 7 anos, limão, hortelã, melaço de cana, bitter e espumante seco), que custa R$ 31,00.

O Restaurante Universal também faturou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Melhores do Vinho, na categoria Grande Prêmio de Excelência. Ela inclui estabelecimentos com mais de 200 rótulos, enquanto a categoria Excelência contempla casas com até 200 rótulos. Atualmente, a adega do Universal conta com cerca de 260 rótulos de vinhos. Outras duas casas de Brasília foram destacadas na honraria – IVV Swinebar e La Table de Grand Cru. Durante o prêmio, também foram homenageados o Melhor Sommelier e a Personalidade do Vinho.

Ainda em se tratando de bebidas, entraram na disputa do prêmio as Melhores Cartas de Cerveja, que avaliou estabelecimentos com a maior variedade de bons rótulos. A categoria exige que as casas tenham, pelo menos, 30 opções de cervejas e/ou chopes.

Restaurante Universal

CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, Brasília-DF; (61) 3443-2089. De segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 19h à 0h. Sextas e Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…