Sparkling Wine Fair entra pra agenda de eventos de vinhos da capital

img_0696
Eu e os organizadores da Sparkling Wine Fair: César Santos e Beta Doelinger

Mais uma importante festa passou a integrar oficialmente a agenda de eventos de vinho de Brasília: o Sparkling Wine Fair (SWF), feira exclusiva de espumantes nacionais e internacionais, que estreou na cidade, nos últimos dias 16 e 17 de setembro, movimentando o Pontão do Lago Sul. A organização foi um dos pontos fortes do SWF, idealizado e coordenado pelos empresários César Santos e Beta Doelinger (foto).

img_0861

Mais de 1800 pessoas participaram do evento e puderam escolher para degustar dentre os mais de 120 rótulos disponíveis, dentre brasileiros, portugueses, franceses, espanhóis e italianos.  O evento que começou com pé direito promete ser ainda melhor no próximo ano. Pelo menos é a promessa dos organizadores que, satisfeitos com o sucesso da primeira edição, já anunciaram a data da próxima: 15 e 16 de setembro de 2017.

img_0660

Noite quente na Sparkling Wine Fair: espumantes fresco

Fui ao primeiro dia do evento. A noite estava bem quente e, em razão disso, percebi que as pessoas optaram por espumantes mais leves e frescos, fato que fez com que os nacionais se destacassem ainda mais. Não é à toa que os estandes da Perini e da Miolo ficaram movimentados o tempo inteiro e, mesmo oferecendo espumantes de variados métodos, preços e blends, notei que os rosés agradaram bastante. Particularmente, sou fã dos brut rosés tanto da Miolo como da Perini, esses simples, de entrada mesmo. São vinhos jovens, frescos, frutados e até florais e possuem ótimo custoxbenefício. Quer saber? Fizeram muito bonito no evento. Estavam na temperatura certa (pelo menos quando degustei) e combinaram com o calor da noite.

img_0588

img_0554

Outro nacional interessante que degustei por lá foi o gaúcho de Antônio Prado, o Zanella Método Tradicional Brut, vendido em Brasília pela Doc Vinhos. Esse experimentei pela primeira vez no evento. Num estilo mais potente e encorpado por ser produzido pelo método tradicional e passar 24 meses em contato com as leveduras, possui aromas de panificação, frutas secas e um amargor leve característico. É feito com Chardonnay e Pinot Noir e me agradou bastante. Também gostei muito do preço: R$80,00, principalmente depois de saber que são produzidas apenas 3000 garrafas por safra.

zanella

Espumantes Internacionais

O espumante português Porta 6 foi outro que gostei muito. Já havia experimentado na coletiva de imprensa, mas parece que no evento estava melhor ainda. Acho que combinou demais com a temperatura e com o momento. Feito pela Vidigal Wines na parte central de Portugal (Leiria) pelo método Charmat e com as uvas Arinto, Fernão Pires e Chardonnay é uma bebida “com corpo e roupa de Novo Mundo”, por ser leve e ter um rótulo bem moderno. Muito fragrante e fresco, nem se parece com os “tradicionais”  espumantes portugueses, normalmente mais robustos.

portu2

img_0638

A cava El Copero, feita à base da espanhola Macabeo, também estava deliciosa e parece ter sido quase uma unanimidade no evento.  Com boa acidez e complexidade, apresentou frutas cítricas e leve cremosidade, fez muita gente querer degustar o produto, inclusive, mais de uma vez.

img_0606

Detalhe importante

Havia muitos espumantes no evento e, claro, que foi impossível degustar todos. Aqui no post fiz referência àqueles que me agradaram dentre os que degustei. Levei em consideração a temperatura de serviço e do ambiente.

Comidinhas

 A parte de comidinhas também estava um espetáculo. Destaque para as cheese cakes maravilhosas da Babi Gourmet que ficaram perfeitas com os espumantes da noite; a mesa de antepastos do Empório  Leninha Camargo e as geleias da Renata Mandelli Art e food.
img_0750
img_0629
img_0812
 A cobertura fotográfica do evento você confere no Facebook do Blog Vinho Tinto clicando aqui.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…