120 anos da Morte de Dona Ferreirinha: a mulher que marcou o Douro

Hoje, dia 26 de março, faz 120 anos da morte de uma mulher forte, de espírito empreendedor e que amava o que fazia. Por trás da região do Douro e dos vinhos do Porto, ícones da identidade portuguesa, está Antónia Adelaide Ferreira – a famosa Dona Antónia. Ferreirinha, como era chamada carinhosamente, herdou os negócios da família em 1844, aos 33 anos de idade. Mulher de fibra, não se limitou a gerir a herança e fez uso de sua energia e personalidade para expandir os negócios, sempre mantendo o seu carisma natural e a preocupação com o bem-estar dos seus funcionários.

Sra. Dona Antónia Adelaide Ferreira
Dona Ferreirinha: Não há como falar da história da evolução da do Douro sem mencionar o nome da mulher que revolucionou sua época e ajudou a construir uma marca que é referência mundial no mundo dos vinhos

Mostrou-se guerreira num cenário onde o machismo era predominante. Dona Antónia construiu uma das mais colossais fortunas do seu tempo. Fez frente aos ingleses que dominavam o vinho do Porto, recusou títulos, enfrentou pragas naturais devastadoras, construiu e melhorou dezenas de quintas. Foi durante anos a maior exportadora do vinho do Porto e sua reputação ficou tanto pelo seu caráter de empresária, como também a de protetora dos mais necessitados, sendo responsável pela construção do Hospital da Régua, sua região natal, e por outras importantes obras sociais.

Vinhos Reconhecidos no Mundo

unnamed
Ferreira Dona Antónia Reserva DOC – vinho criado em homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, a Dona Ferreirinha

Liderada hoje pelo grupo português Sogrape, a Ferreira Porto acumula importantes prêmios em sua história. Seus vinhos são mundialmente conhecidos e reconhecidos como os melhores de Portugal. Recentemente, na The World Luxury Award, competição internacional organizada em Monte Carlo, em Mônaco, Ferreira Porto ganhou o prêmio de luxo na categoria de Vinhos & Comida, em leilão que aconteceu em maio de 2015, na Torre de Londres. No evento foram avaliados projetos de luxo de 28 países e o júri do The World Luxury Award elegeu pela primeira vez o packaging desenvolvido em Portugal para a marca portuguesa como a “Melhor do Ano”, ao lado de referências mundiais, como Hermès, Cartier, Gucci, Lamborghini e Emirates.

A edição exclusiva ganhadora do prêmio foi totalmente produzida a mão por artesãos numa luxuosa caixa de madeira com prata e pele natural recheado de safras vintages de 200 anos de história da marca de vinho do Porto (1947, 1952,1985,1994 e 1997).

Inovini

Fundada em 2009, a INOVINI, divisão de vinhos da tradicional importadora Aurora, se dedica exclusivamente ao mercado de vinhos finos, com o objetivo de trazer ao mercado brasileiro vinhos de qualidade e prestigio internacional. É ela quem traz os vinhos da Ferreira Porto para o Brasil. A exclusividade na importação de rótulos de vinícolas reconhecidas mundialmente, por sua qualidade e pioneirismo, visa agradar os mais variados paladares. A distribuição dos vinhos da importadora está fundamentada na forte parceria com os principais restaurantes, delicatessens e lojas especializadas em todo o país. Todos os esforços são pautados pelo intuito de propiciar às pessoas experiências enogastronômicas surpreendentes e agradáveis.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…