Avaliação Nacional de Vinhos: Associadas à Aprovale (Vale dos Vinhedos) entre as 16 amostras representativas da safra 2016

abe3-jeferson-soldi
24a. Avaliação Nacional de Vinhos. Foto: Jeferson Soldi

Mais de 850 pessoas, entre enólogos, sommeliers, enófilos, jornalistas e apreciadores do vinho brasileiro, tiveram o privilégio de provar na taça variados sabores e aromas na 24ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no sábado, 24 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) desde 1993, o evento deste ano elegeu 16 amostras entre 75 (30%) mais representativos da Safra 2016. Ao total foram 241 amostras de 46 vinícolas de mais de 10 microrregiões produtoras.
Dentre elas, reforçando a tradição das vinícolas do Vale dos Vinhedos na elaboração de vinhos tintos e espumantes, foram premiados na categoria Tinto Fino Seco as variedades Tempranillo, da Miolo Wine Group, Marselan, da Casa Valduga Vinhos Finos e Cabernet Sauvignon da Vinícola Almaúnica. Na categoria Vinho Base para Espumante, o Chardonnay da Domno do Brasil, do Grupo Famiglia Valduga também foi reconhecido.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – Aprovale, e também enólogo da Vinícola Almaúnica, a Avaliação Nacional de Vinhos reforça a qualidade do vinho nacional apesar das dificuldades enfrentadas em 2015. “A Avaliação Nacional de Vinhos, através da pré-avaliação de enólogos e dos participantes do evento, mostrou que as dificuldades climáticas enfrentadas no ano de 2015 afetaram na quantidade de uvas produzidas, mas não na qualidade dos vinhos elaborados. Pelo contrário. Verificamos um nível elevado entre os vinhos degustados. Vinhos com aromas, estrutura, complexidade, elegância e fineza. Em particular, falando como enólogo da Vinícola Almaúnica, fomos surpreendidos em nossas quatro variedades de tintos: em 2016 elaboramos os melhores tintos até então.”
A avaliação técnica das amostras inscritas foi realizada por 90 enólogos no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, parceira técnica do evento. Para corroborar com esta avaliação, a maior degustação de vinhos da mesma safra do mundo culminou com um grande evento no dia 24. Conduzido por um painel de 16 comentaristas formado por grandes nomes ligados à cultura do vinho, 850 pessoas degustaram e avaliaram através de votação online as amostras apresentadas, permitindo a divulgação praticamente instantânea das notas de cada vinho.
Em 24 safras, a Avaliação Nacional de Vinhos já apreciou 5.522 amostras, sendo 241 nesta edição, e o público reunido totaliza 15.467 pessoas. O evento é reconhecido por sua proximidade com a cadeia produtiva da uva e do vinho, de modo que contribui para que a produção do vinho brasileiro evolua em qualidade, tecnologia e reconhecimento. Portanto, um dos legados da Avaliação é nortear produtores e enólogos na escolha de variedades de uvas, técnicas de elaboração e lançamento de produtos.
16 amostras selecionadas entre os 30% e degustadas pelo público
Categoria Tinto Fino Seco
Tempranillo – Miolo Wine Group Vitivinicultura (Bento Gonçalves – RS)
Marselan – Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)
Cabernet Franc – Casa Perini (Farroupilha – RS)
Cabernet Sauvignon – Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito – RS)
Cabernet Sauvignon – Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves – RS)
Tannat – Dunamis Vinhos e Vinhedos (Dom Pedrito – RS)
Alicante Bouschet – Dal Pizzol Vinhos Finos (Bento Gonçalves – RS)
Categoria Vinho Base para Espumante
Chardonnay – Casa Venturini Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha – RS)
Chardonnay – Domno do Brasil (Garibaldi – RS)
Chardonnay/Pinot Noir – Vinícola Geisse Ltda. (Pinto Bandeira – RS)
Categoria Branco Fino Seco Não Aromático
Riesling Itálico – Vinícola Salton (Bento Gonçalves – RS)
Chardonnay – Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança (Santana do Livramento – RS)
Chardonnayy – Basso Vinhos e Espumantes (Farroupilha – RS)
Categoria Branco Fino Seco Aromático
Sauvignon Blanc – Rasip Agropastoril (Vacaria – RS)
Moscato Giallo – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)
Categoria Tinto Fino Seco Jovem
Merlot – Vinícola Casa Motter (Caxias do Sul – RS)

Números da 24° Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016

– Amostras inscritas: 241
– Vinícolas participantes: 46
– Time da Degustação de Seleção: 90 enólogos
– Participantes: 850 apreciadores de nove países (Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos da América, França, Guiana, Grécia, Reino Unido e Uruguai). Do Brasil, compareceram enófilos de 11 estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo), além do Distrito Federal.
– Painel de comentaristas: 15 convidados de sete países (Bélgica, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Grécia e Reino Unido) e um apreciador sorteado entre o público (Salvador Antonio Portela).
– Serviço do vinho: 90 alunos dos cursos de Viticultura e Enologia, Enoturismo e Sommelier.
– Amostras degustadas: 16
– Garrafas servidas: 1.440 (90 de cada)
Fonte: Aprovale
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…