Bodega Espanhola Vilarnau ganha Certificação de Sustentabilidade Ambiental

Vinhedos de Vilarnau e bodega ao fundo – Catalunha, Espanha

Vilarnau é uma vinícola moderna e vanguardista situada próxima a Barcelona. Desde 1982 integra a família de Bodegas Gonzáles Byass. Recentemente se destacou no mundo por conquistar o Winery for Climate Protection. Reconhecimento chancelado pela Lloyd Register, um dos mais conceituados organismos de certificação autorizados pela Federação Espanhola do Vinho, a principal associação de produtores do país. O mérito pelo prêmio é resultado do trabalho diário da vinícola que inclui a instalação de uma caldeira de biomassa, redução do consumo de combustíveis fósseis, conversão de técnicas agrícolas tradicionais em técnicas ecológicas, reciclagem e valorização de resíduos e reutilização da água da chuva.

A Certificação de sustentabilidade ambiental  faz com que a vinícola seja a primeira e única da região de Sant Sadurní d’Anoia (Penedès) e uma das 14 da Espanha a obter o importante reconhecimento.

De acordo com a filosofia da Vilarnau, desde a sua fundação, foram aplicadas práticas amigas do ambiente para garantir o menor impacto possível na natureza, em consonância com o 5 + 5 Caring for the Planet, o compromisso sustentável de González Byass; um dos principais produtores espanhóis de vinhos e destilados da Espanha, Chile e México e do grupo da Vilarnau. Cada propriedade da família de vinhos Gonzalez Byass está comprometida em cuidar do meio ambiente, através do uso responsável dos recursos naturais e promovendo um crescimento equilibrado local e globalmente.

No Brasil, Vilarnau é representada e importada pela Inovini – divisão de vinhos da importadora Aurora.

 

Curiosidade sobre a Vilarnau

Vilarnau. Foto: Miquel Solanellas

A nobre família Vilarnau se estabeleceu no século XII nas privilegiadas terras do Penedés, região onde já se cultivava a vinha desde tempos remotos. Vilarnau é o resultado etimológico de Vila Arnau, ou seja, “casa dos Arnau”. No século XIII os Arnau eram pessoas de poder e sólida posição econômica, que possuíam terras, moinhos e cultivavam suas vinhas com esmero.

O primeiro Cava com a marca Vilarnau foi produzido em 1949 quando a família Cuscó (então a proprietária da Vilarnau) decidiu comercializar o espumante que já produzia a partir dos vinhedos da propriedade.

Desde então,  a marca Vilarnau é associada a Cavas de personalidade e alta qualidade, elaborados sob exigentes critérios e com atenção máxima aos detalhes.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…