Confira 8 dicas para não falhar ao servir espumantes

Para que a comemoração seja perfeita, saiba como comprar e cuidar bem do seu espumante.

Favoritos no fim do ano, os espumantes são ideais para comemorações. Mas para que tudo saia perfeitamente durante as festas, é importante acertar na hora da compra e ficar atento para os problemas que podem ser causados pelo mau armazenamento das garrafas em casa. Separamos oito dicas, disponibilizadas pelo site proteste, para você conferir a melhor forma de aproveitar o seu espumante.  

Dica número um: confira sempre climatização e luminosidade

Sempre prefira bebidas de estabelecimentos com climatização adequada e que guardem os espumantes em um local protegido da luz. 

Dica número 2: De olho no rótulo

Palavras como Reserva ou Super Reserva estampadas no rótulo nem sempre são garantia de qualidade. Leia o rótulo para ter certeza da bebida que está levando para casa. Caso contrário, você pode estar em busca de um espumante Brut, que é mais seco e, por descuido, acabar adquirindo um doce. Se tiver alguma dúvida, procure alguém da loja e pergunte se pode ajudá-lo a esclarecer sobre o tipo de espumante que está levando. 

Dica número 3: Observe o nível do líquido

Quando observar o estado da garrafa, note se o nível de líquido não está abaixo do normal. 

Dica número 4: Evite o armazenamento em locais úmidos

É importante que o local para guardar o espumante esteja bem ventilado e seco. O excesso de umidade pode provocar bolores capazes de danificar rótulos e rolhas. Por isso, mesmo sem esquecer o cuidado com o excesso de luminosidade, não é recomendado deixar garrafas de espumante em locais muito úmidos. 

Dica número 5: Não guarde por muito tempo

Compre apenas o número de garrafas que pretende consumir, pois os espumantes não devem ser guardados por muito tempo, podendo ter a qualidade comprometida se esperarem demais. Aí vai do bom senso: você provavelmente tem uma ideia de quantas pessoas irão até a sua casa e quais delas bebem ou não. Você pode até querer levar uma garrafa a mais, mas lembre-se de não exagerar na quantidade.  

Dica número 6: É melhor evitar o congelador

Espumantes esquecidos no congelador podem estourar na retirada. Para gelar a bebida, prefira colocar a garrafa em um recipiente com água e gelo por um período entre 15 e 20 minutos. Outra opção é deixar a bebida na geladeira de três a quatro horas antes de servir. Se, mesmo assim, preferir usar o congelador, utilize um timer, um lembrete de celular ou qualquer outra forma de lembrança para não esquecer a garrafa. 

Dica número 7: Nunca rode a rolha para abrir a garrafa.

Jamais rode a rolha, pois ela pode se partir. Para abrir, incline a garrafa ligeiramente e retire a argola da armação, em arame, que segura a rolha. Retire a película que envolve a rolha juntamente com a armação em arame. Pegue a garrafa com uma das mãos e, com a outra, segure a rolha e rode a garrafa.

Dica número 8: Use taças estreitas

Use taças para servir. O formato alto e estreito permite ver a corrida das bolhas e torna a perda de gás mais difícil. Para evitar que a espuma transborde, encha-as só até pouco mais da metade. Depois  é só brindar e degustar a bebida.

Matéria original: Proteste.org.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação Inédita de Vinhos da Índia em Brasília

A enologia sempre surpreende. não há dúvidas! Essa semana, por exemplo, tive o prazer de…

Chega ao mercado o primeiro vinho tinto da Safra 2024

A Safra 2024 está pronta para ser degustada, trazendo consigo o Miolo Wild Gamay, o…

Caça ao tesouro é atração de Páscoa na Costelaria Gaúcha

O Coelho da Páscoa chega para fazer a alegria da garotada com uma caça ao…

Conheça sabores autênticos e experiências culinárias no World of Wine (WOW)

Localizada às margens do majestoso Rio Douro, Vila Nova de Gaia, na região da deslumbrante…