Conheça os vinhos da centenária vinícola chilena Viña Maquis

Vinhos chilenos são muito consumidos no Brasil. Não é à-toa. São muito bons e, na maior parte das vezes, oferecem um ótimo custoxbenefício, não é mesmo? E falando em vinhos do Chile, esses dias tive a oportunidade de conhecer alguns rótulos da Vina Maquis, vinícola chilena com mais de 100 anos localizada no Vale do Colchagua.Quem traz esses vinhos para o Brasil é a Domno Importadora, braço do Grupo Casa Valduga.

Experimentei cinco vinhos, sendo um rosé e quatro tintos. De modo geral, todos de excelente qualidade. Confira abaixo os vinhos que degustei e um pouquinho do que descobri ao apreciar cada um deles.

Maquis Rosé – 12% de álcool. Um rose perfeito. Acidez intensa, notas de frutas vermelhas e flores. É feito de Malbec, que confere notas frutadas mais intensas e de Carbenet Franc, que deixa o vinha mais complexo. Aroma intenso e elegante e bem suculento na boca. Ainda não chegou no Brasil, mas tá chegando…!

Maquis Carménere – 13,5% de álcool. Vinho bem equilibrado. Frutas vermelhas e negras se mesclam e oferecem um aroma intenso. Final de boca oferece leves toques de madeira e especiarias. Tem boa persistência e um significativo peso em boca.

Maquis Cabernet Franc – 13,5% de teor alcoólico. Para quem curte um vinho com um pouquinho mais de notas herbáceas e folhas secas, esse é ideal. As notas de frutas negras também estão presentes e persistem no nariz e na boca. É vinho recomendado para harmonizar com carne de caça.

Maquis Viola – 13,5% de álcool. Esse vinho é um blend de Cabernet Franc e Carménere e realmente me impressionou. Tem uma presença em boca incrível com taninos macios e super elegantes. É um tipo de vinho que a gente não quer parar de beber. O aroma é intenso e ataque inicial preenche o paladar. Frutas vermelhas e negras maduras com traços herbáceos secos e um leve amentolado. Preço médio:R$300,00.

Maquis Franco – 13,5% de teor alcoólico. Vinho ícone da Vinícola Maquis. Safra: 2010. Produto com muita qualidade e personalidade. Cassis, amora e notas herbáceas intensas. O vinho é um varietal de Cabernet Franc bem encorpado e muito equilibrado. Detalhe especial são as notas minerais e terrosas deste vinho. Ainda não chegou no Brasil, mas tá chegado também!!! Recomendação de harmonização: Filé ao molho de gorgonzola, massas condimentadas e risoto de presunto de Parma e figo. Preço médio: R$500,00

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…