Dicas para escolher vinhos para o Natal e Ano Novo

download (10)

As festas de final de ano são sempre recheadas por pratos típicos da época. Cada família tem sua tradição, mas normalmente peru, Chester, carne de porco e bacalhau têm lugar garantido na mesa dos brasileiros no Natal ou no Ano Novo. E escolher os vinhos para acompanhar estes pratos nem sempre é tarefa das mais fáceis! São diversos pratos consumidos por muitas pessoas com paladares diferentes na mesa refeição. Como harmonizar corretamente? Como agradar todo mundo? Como não errar na quantidade?

Por isso, os profissionais especializados em vinhos da Ville du Vin , prepararam algumas dicas para tornar essa tarefa em uma agradável experiência.

A ceia ficou pronta, mas você não sabe qual é o melhor vinho para harmonizar com…
Dicas de Vinhos para o Natal e Ano Novo

A comida é determinante

Antes de qualquer coisa, é preciso levar em consideração o tipo de comida que será servida nas ocasiões. Peru e Chester, por exemplo, são carnes delicadas e leves, que podem ser harmonizadas com brancos de médio a encorpados. Outro detalhe que pode mudar esse cenário é o molho, que geralmente é usado para complementar o prato. Se o molho for forte e gorduroso, cítrico ou adocicado…. O importante é escolher um vinho que faça um contraponto a estes adjetivos. Abrindo espaço aos vinhos tintos leves e de médio corpo como, por exemplo, os vinhos de Borgonha ou feitos com a uva Pinot Noir.

Champagne, espumante ou prosseco?

No Réveillon é com champagne, espumante ou prosseco que se brinda. Nem todo mundo tem condição de comprar uma verdadeira champagne e o mercado está cheio de opções de espumantes e prossecos de qualidade que tem ótimo custo x benefício. Neste caso, a escolha deve ser feita pela faixa de preço: existem espumantes, proseccos e Cavas, de excelente custo beneficio, até R$ 100. Já as Champagnes, podem ser adquiridas a partir de R$ 249 e pode-se escolher entre as versões: Brut (seco), demi sec (semi-seco), extra brut (extra-seco), rosé ou branca.

Determine um orçamento

Existem vinhos de todas as faixas de preços e um vinho barato não significa necessariamente que ele seja ruim. Então, determine quanto quer gastar com as bebidas e peça ajuda em lojas especializadas para que seu orçamento seja gasto com rótulos que tenham bom custo x benefício para a ocasião.

Considere as preferências

Claro que é muito difícil agradar todo mundo. Mas, se possível, tenha uma variedade de rótulos desde os leves até os mais encorpados. Assim, aumenta sua possibilidade de agradar ao maior número de convidados.

Calcule as quantidades

Para se fazer apenas um brinde, com espumante ou champanhe, uma garrafa chega servir até oito taças. Já em um jantar mais formal, uma garrafa de vinho irá servir apenas quatro taças.

Sobre a Ville du Vin

Inaugurada há 12 anos em Alphaville, a marca foi pioneira no conceito de oferecer a experiência completa do vinho com adega, bistrô, wine bar e espaço para eventos. A loja matriz foi eleita a 5ª melhor loja de vinhos do mundo pela revista La Cav em 2012. Atualmente, o grupo conta com três pontos fixos: as lojas conceito no Itaim e Alphaville, além da adega localizada no Shopping Iguatemi Alphaville. A marca também tem vendas para todo Brasil através do e-commerce e televendas, assim, se consolida como referência no mercado de vinhos do país.

Serviço:

Ville du Vin São Paulo
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Junior, 490 – Itaim
Telefone: 4063-1355

Ville du Vin Alphaville
Alameda Tocantins, 75. Edifício West Gate. Alphaville – Barueri – SP.
Telefone: (11) 4208-6061

Ville du Vin Shopping Iguatemi Alphaville
Alameda Rio Negro, 111, loja 109. Alphaville – Barueri – SP.
Telefone: (11) 4209-1666

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…