Bahia deve ganhar cooperativa de vinhos na Chapada Diamantina com apoio francês

Em um município da Chapada Diamantina, Morro do Chapéu, uma parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva tem como objetivo a fabricação de vinhos na região.
Em um município da Chapada Diamantina, Morro do Chapéu, uma parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva tem como objetivo a fabricação de vinhos na região.

Produtores da região de Les Ricey, na França, devem chegar em comitiva à Bahia em janeiro de 2017 para começar a implantar uma nova cooperativa na região da Chapada Diamantina – ao modo francês. Para isso, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica com a Les Riceys numa parceria com o governo do estado, com validade de dois anos, em março de 2016. O objetivo do acordo é apoiar o desenvolvimento de atividades vitivinícolas na região da Chapada, criando relações e trocas técnicas entre os participantes, além de identificar e arregimentar reunir interessadas em realizar investimentos na Bahia, com o suporte institucional e operacional do governo.

Unidades de Observação

O Projeto de Avaliação Técnica e Econômica de Videiras Viníferas e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu definiu a implementação de duas Unidades de Observação. Uma tem vinhedos experimentais, para avaliação do desempenho agronômico de videiras destinadas à produção de uvas para a elaboração de vinhos finos. Esta unidade foi instalada em 2011, com a escolha de dez variedades para o experimento das videiras: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tannat, Malbec, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Muscat Petit Grain.

O motivo da seleção era descobrir, entre as variedades, as que melhor se adaptam às condições de solo e clima da região e resultam num melhor vinho. As parreiras tiveram excelente desenvolvimento vegetativo, com destaque para as variedades Syrah e Sauvignon Blanc.

Já a outra Unidade de Observação é voltada às culturas de clima temperado como a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, cerejeira e oliveira.

Resultados e perspectiva

Segundo a perspectiva do Projeto de “Avaliação Técnica e Econômica de Videiras Viníferas e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu”, em 2022 já será possível consumir vinhos de alta qualidade produzidos com uvas colhidas no local, situado a pouco mais de 400 Km de Salvador.

Vinho em teste – Foto – Heckel Junio (Governo do Estado da Bahia)
Vinho em teste – Foto – Heckel Junio (Governo do Estado da Bahia)

No município Morro do Chapéu, já foram colhidas três safras de uvas (2012, 2013 e 2014) e produzidos os primeiros vinhos, com resultados técnico-enológico, satisfatórios no que se refere à qualidade obtida da bebida. A iniciativa também conta com a cooperação técnica de Christian Jojot, Presidente da União das Cooperativas de Champagne, na França, para alcançar o topo na escala da qualidade.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…