Batido o recorde de produção de vinho no Estado da Virginia

O Estado da Virginia, nos EUA, o 5º maior produtor de uvas do país, bateu o recorde de produção em 2016.

Mais de 6,6 milhões de garrafas vendidas. Foi assim que o Estado da Virginia, nos Estados unidos, pôde comemorar o sucesso com um novo recorde na produção de vinhos em 2016. Atualmente ocupando o 5º lugar no ranking em número de vinícolas no país, com mais de 280 empreendimentos, o Estado é também o quinto maior produtor de uva do país.

A indústria de vinhos é responsável por um impacto anual estimado em quase U$ 750 milhões na Virginia, sendo impulsionador do mercado de viagens e turismo. Além disso, as vinícolas na Região, cada vez mais notórias nacionalmente, estão ganhando a atenção também no cenário internacional: diversos locais do estado foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos de vinho (segundo publicações como Wine Enthusiast, USA Today, Food & Wine Magazine, Washington Post, Condé Nast Traveler), com belas paisagens e contando com a boa hospitalidade dos produtores na hora de receber os turistas.

Turismo

Que tal degustar um vinho em meio aos belos campos da Virginia, sem ficar muito longe de Washington, DC? O condado de Fairfax, conhecido como “o portão de entrada para a região vinícola de Virginia”, conta com as duas vinícolas mais próximas da capital americana: são só 50 minutos de carro.

Enoturismo? A Virginia pode ser uma boa opção: diversos locais do estado foram reconhecidos como alguns dos melhores destinos de vinho em publicações especializadas.

Uma das vinícolas da Fairfax, a The Winery at Bull Run, oferece vinho, história e muita diversão. Localizada no Manassas National Battlefield Park, local de batalhas da Guerra Civil, a propriedade conta com locais para piquenique, área infantil, música ao vivo aos fins de semana. E não é só isso: para os mais curioso, é possível aprender mais também sobre o processo de fabricação de vinho.

Já na premiada Paradise Springs Winery, a primeira do condado, degustações e tours pela propriedade são algumas das ofertas: durante o ano, a vinícola realiza diversos eventos especiais, como harmonização de vinhos com chocolates no dia dos namorados.

Nota da Editora

Não só de Califórnia e Oregon se faz vinhos nos Estados Unidos, e é interessante saber que outros estados americanos estão também produzindo a bebida e, consequentemente, aumentando a produção. Minha expectativa é de que isso irá baratear o custo do produto e que, em breve, poderemos contar com vinhos americanos a preços mais acessíveis no mercado. Quanto à qualidade…Só mesmo experimentando!

E você, o que acha?

A matéria original, do embarque.com, pode ser lida na íntegra aqui. E se quiser saber um pouco mais sobre o mundo do vinho na Virginia, você pode visitar o site Virginia Wine, em inglês.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…