Festa da Uva no interior paulista vai apresentar telas pintadas com vinho

Vinho, diversão e muita cultura. É o que promete a Festa da Uva em Jundiaí, no interior de São Paulo, que está em sua 32ª edição. Este ano o grande destaque vão ser as telas pintadas com os próprios vinhos produzidos na cidade. Veja o post. O tema  foi destaque no O Globo e em diversos jornais importantes do país:

Pintura feita com vinho será atração na Festa da Uva em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiáí-SP)
Pintura feita com vinho será atração na Festa da Uva em Jundiaí (Foto: Dorival Pinheiro Filho/Prefeitura de Jundiáí-SP)

Dez artistas de Jundiaí estão produzindo 25 obras pintadas com vinho feito por adegas da própria cidade e usando técnicas como aquecimento do líquido e diluição do formato tinto com a variedade branca e durante a 32ª edição da Festa da Uva, que será realizada nos meses de janeiro e fevereiro na cidade, os visitantes poderão conferir todo o acervo exclusivo.

Pontos Turísiticos – Quinze obras são referentes a pontos turísticos da cidade escolhidos pelos artistas, como a Ponte Torta, as oficinas da Companhia Paulista, o mosteiro de São Bento e os caminhos do Jardim Botânico. A equipe trabalha em uma grande mesa coletiva com pincéis, garrafas de vinho e esboços.

Suporte – O suporte usado é a tela de aquarela, feita em algodão para fixar as tintas mais líquidas. E para o material diferente, diversos testes foram feitos com a temperatura de aquecimento do vinho tinto, por exemplo, para que o pigmento ficasse mais denso. Para a produção dessas obras, o vinho usado deve ser seco, com teor nulo ou insignificante de açúcares, evitando o surgimento de mofo na obra final.

O artista plástico Paulo Borges é o criador da proposta (Foto: Prefeitura de Jundiaí-SP)
O artista plástico Paulo Borges é o criador da proposta (Foto: Dorival P. Filho -Prefeitura de Jundiaí-SP)
Proposta inusitada -O criador da proposta é o artista plástico Paulo Borges. Para ele, a intenção é chamar a atenção para os artistas e a cultura da cidade. Além dele, o projeto envolve também Ede Galileu, Inês de Castro, Alexandra Vieira, Tobias Tadeu de Oliveira Arruda, os irmãos Jeff e Jeyson Lourenço, Cristofer Machado, Wagner Costa e Guilherme Marto.

Valorização do vinho e da cultura do local – De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a proposta com as pinturas realizadas com próprio vinho de Jundiaí busca valorizar a produção cultural local e a produção vinícola existente na cidade há mais de 100 anos, um dos destaques do evento.

Informações – A Festa da Uva de Jundiaí será realizada de 22 de janeiro e 8 de fevereiro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Mais informações pelo site do evento.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…