Fim das gravações do curso Os Segredos do Vinho

IMG_7993
A equipe do Centro de Produções Técnicas veio de Minas para Brasília para realizar as gravações durante uma semana inteira

Semana passada foi intensa. Dia e noite gravando as aulas que irão compor o curso em vídeo sobre os “Segredos do vinho”, que está sendo produzido em parceria com o Centro de Produções Técnicas (CPT). Uma equipe de filmagem, composta pelo experiente diretor Marcos Orlando de Oliveira, pelo cinegrafista Antonio Tom Zé e pelo auxiliar Petrônio, veio exclusivamente de Minas para Brasília para realizar as gravações.

IMG_7966
Novas tecnologias de ensino para capacitar pessoas interessadas em expandir conhecimentos na área do vinho

Na verdade, eu e o empresário Marcos Rachelle (saiba mais sobre ele aqui) fomos convidados para fazer parte desse projeto super interessante que visa aproveitar as novas tecnologias de ensino e capacitar de forma prática e objetiva as pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos na área do vinho. Convidamos também o sommelier e querido amigo Leonildo Santana do Restaurante Dom Francisco (Asbac) para fazer uma participação especial no curso e explicar na prática suas atribuições.

Da esq. para dir.: Leonildo Santana, eu e Marcos Rachelle gravação no restaurante Dom Francisco (Asbac) em Brasília
Da esq. para dir.: sommelier Leonildo Santana, Etiene Carvalho e Marcos Rachelle

Teoria e prática – As aulas que gravamos ficaram bem interessantes, pois mesmo sendo um curso a distância, fizemos questão de mesclar teoria, demonstrações e exercícios práticos. Há explicações de técnicas de vinificação e degustação, mas também há aulas demonstrativas que ensinam a abrir corretamente uma garrafa de champanhe e até a decantar vinhos antigos, por exemplo. Como não poderia deixar de ser, há também exercícios práticos, em que eu e o Marcos degustamos vinhos variados repassando dicas super importantes para que os alunos possam acompanhar e fazer as degustações em casa junto com a gente.

Aulas teóricas sobre o processo de vinificação e sobre a arte de degustar
Aulas teóricas sobre o processo de vinificação,  arte de degustar etc
Aulas demonstrativas ensinam como abrir um espumante e até a decantar um vinho antigo
Aulas demonstrativas ensinam como abrir um espumante e até a decantar um vinho antigo

Livro técnico  – Estamos trabalhando com afinco nesse projeto desde o ano passado. Para acompanhar o videocurso estamos também escrevendo um livro, de cerca de 234 páginas em formato A4, que trará com detalhes muitas informações importantes sobre o mundo do vinho: sua origem, seu processo de vinificação, o passo a passo de como degustar o vinho, o que fazer para ler rótulos e cartas de vinho, harmonização e muito mais.

Exercício prático sobre degustação de vinho
O videocurso também contemplará exercícios práticos sobre degustação de vinho

Desmitificando o vinho – Claro que ninguém vai sair um sommelier profissional depois de assistir às nossas aulas e nem é essa a nossa intenção, já que para isso existem cursos específicos. O nosso objetivo ao firmar a parceria com o CPT foi fazer um videocurso para desmistificar o vinho sem tirar o seu glamour porque, como costumo dizer, uma bebida que desde sua produção até seu consumo, passa por inúmeros rituais, merece ser reverenciada não por esnobismo, mas por respeito.

Vinho - bebida que merece ser reverenciada não por esnobismo, mas por respeito
Vinho – bebida que merece ser reverenciada não por esnobismo, mas por respeito

Previsão de lançamento – A previsão para que o videocurso e o livro fiquem prontos para serem comercializados é junho de 2015. O kit será vendido pelo site do CPT, pelo Blog Vinho Tinto e na loja de vinhos Art du Vin em Brasília. Para saber mais informações sobre o projeto, você pode enviar email para blogvinhotinto@gmail.com.

IMG_8028
O diretor Marcos Orlando de Oliveira, Etiene Carvalho, Marcos Rachelle e Leonildo Santana brindando o sucesso das gravações

Agradecimentos especiais – À Art du Vin e às importadoras WorldWine e Inovini que patrocinaram os vinhos demonstrados durante as aulas. À vinícola Miolo que cedeu algumas das imagens que serão utilizadas no vídeo, ao restaurante Dom Francisco (Asbac) e ao Condominio Unique Residence que cederam, gentilmente, seus espaços para gravação e ao sommelier Leonildo Santana pela participação especial.CPT - Centro de Produções Técnicas Sobre o CPT – O CPT é uma empresa que atua há 26 anos no mercado já lançou, aproximadamente, 700 cursos a distância e certificou cerca de 1,4 milhões de alunos. Para desenvolver seus Cursos a Distância, o CPT trabalha em convênio com as principais Universidades e Centros de Pesquisas e Extensão do país.

Veja mais fotos do making off clicando aqui.

CPT - Centro de Produções Técnicas

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…