Lançamento do Dia do Vinho 2018 acontece no Vale Central Gaúcho

Paisagem vitícola do Vale Central está entre as atrações a serem exploradas pelos enoturistas durante o Dia do Vinho. Foto: Ibravin/Michel Marchetti
Paisagem vitícola do Vale Central está entre as atrações a serem exploradas pelos enoturistas durante o Dia do Vinho. Foto: Ibravin/Michel Marchetti

O mais novo entre os cinco territórios integrados às comemorações do Dia do Vinho no país será o anfitrião da cerimônia de lançamento da programação em 2018. Novidade a ser descoberta pelos exploradores do mapa dos vinhos do Brasil, o Vale Central Gaúcho estreou no evento ano passado, juntando-se a Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia). E agora tem sua produção e gastronomia como principais atrações para apresentar a próxima edição – que vai de 18 de maio a 3 de junho. A solenidade ocorrerá em Santa Maria, no dia 9 de junho, às 17h, no hotel Dom Rafael Cerrito (BR-158,326 – Km 326, nº 2725 – Cerrito).

A ação tem organização conjunta de Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh Uva e Vinho) e Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho – Vinhos do Coração. A atividade incluirá exposição histórica da vitivinicultura da região, ilhas de gastronomia de restaurantes locais (Amaríssimo Chocolateria, Augusto, Espetiño, Free Tas, Sharong, Suez, Tuyo e Viccino Caffè & Bistrot), espetáculo musical e, naturalmente, degustação de produtos das vinícolas Adega Torri, Dalla Corte, Dom Roberto, Quinta do Gama, Teixeira, Toka e Velho Amâncio. Todos os empreendimentos são participantes do Dia do Vinho.

No embalo do reconhecimento como sede do lançamento da programação deste ano para todo o Brasil, o Vale Central Gaúcho caprichou na quantidade e na diversidade das atrações para as duas semanas de Dia do Vinho. A carta de opções oferece, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, descontos e promoções em bebidas, gastronomia e hospedagens, também uma olimpíada de conhecimentos em vinhos, um passeio ciclístico, um encontro de ciclistas, uma rústica e até um festival de rock ao ar livre – com vinho, é claro. As datas, horários, locais e demais detalhes de cada evento estão disponíveis no site oficial diadovinho.com.br

Entre as palestras em torno do mundo do vinho, duas – abordando as tipicidades do terroir e da vitivinicultura da região – contarão com participação de uma autoridade local na matéria. O professor Carlos Eugênio Daudt é o presidente da Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho – Vinhos do Coração. Com um raio de abrangência de, aproximadamente, 70 quilômetros, a entidade criada em março de 2017 representa oito vinícolas espalhadas por cinco municípios (Dilermando de Aguiar, Itaara, Santa Maria, São João do Polêsine e Silveira Martins). O nome valoriza a forma afetuosa como os habitantes do Rio Grande do Sul localizam a área na geografia do Estado.

Lançamento do Dia do Vinho 2018    
diadovinho.com.br

Quando: quarta-feira (9)
Horário: 17h
Onde: Santa Maria (RS), no Vale Central Gaúcho
Local: hotel Dom Rafael Cerrito (BR-158,326 – Km 326, nº 2725 – Cerrito, Santa Maria – RS)

Evento para imprensa e convidados

Sobre o Dia do Vinho                    
O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS), e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski. 

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos  Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…