Librottiglia: os vinhos que contam histórias

libro2-1024x512
O projeto Librottiglia harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura. Foto: Embalagem Marca.

Inovadora, a vinícola italiana Matteo Correggia aceitou proposta da agência de design Reverse Innovation para dar início a um projeto interessantíssimo: Librottiglia, nome criado a partir das palavras libro e bottiglia, que em português significam livro e garrafa, respectivamente.  A ideia do projeto é, basicamente, transformar os rótulos das bebidas em pequenos e graciosos livros de histórias.

A trilogia

O Librottiglia é apresentado em uma trilogia, sendo que cada uma das três histórias tem sintonia com os três tipos de vinho da linha. A cantora e compositora italiana Patrizia Laquidara assina “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), uma fábula “enigmática como o vinho seco brachetto Anthos e seu surpreendente aroma adocicado de frutas vermelhas e rosas”. Já a escritora brasileira e produtora cultural Regina Nadaes Marques, radicada em Milão, apresenta o romance “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me) com uma história de amor “intensa como o tinto nebiolo da região de Roero, no Piemonte”. A trilogia se completa com “L’Omicidio” (O Homicídio), uma ação policial bem-humorada do autor satírico Danilo Zanelli, “leve e refrescante como o vinho branco Roero Arneis”.

libro4
Em tamanho compacto, os livros do projeto Librottiglia são os rótulos com design gráfico minimalista nas garrafas de 375 mililitros. Foto: Embalagem Marca.

A má notícia é que, por enquanto, os vinhos estão disponíveis apenas na Itália e os textos estão escritos somente em italiano.

Design

Os livros, em tamanho compacto, funcionam como rótulos para as garrafas de 375 mililitros e se distinguem não só pelo seu conteúdo, mas pelo seu design gráfico minimalista. Segundo a agência Reverse Innovation, a embalagem harmoniza a degustação dos vinhos ao prazer da boa leitura.

A vínicola Matteo Correggia e a agência Reverse Innovation 

A empresa Piedmont Matthew Correggia foi fundada em 1985 para realizar o sonho do proprietário (que tem o mesmo nome da empresa) de iniciar uma grande produção de vinhos em um território até aquela época desconhecido, o Roero.  Hoje, a empresa está ao encargo da família do fundador.

Já a agência Reverse Innovation, com sede em Milão e Amsterdam, é uma empresa de comunicação e design premiada em diversos concursos internacionais. Seu compromisso é com a inovação, preocupada com a abordagem peculiar aos diferentes mercados e setores.

Fonte: Embalagem Marca e Librottiglia.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…