Malgarim Vinhos: boa surpresa na fronteira oeste do RS

malgarim
Malgarim Vinhos – localizada em São Borja, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

Dia desses recebi um e-mail de divulgação da Malgarim Vinhos, localizada em São Borja (RS), na fronteira com a Argentina. Entrei no site da vinícola para saber mais informações e fiquei encantada com a empresa. Sou fã de vinhos nacionais, sei das dificuldades para se produzir e vender no Brasil, e tenho orgulho de pessoas ou famílias que acreditam no potencial do país para fazer e consumir vinho. No caso da Malgarim, inclusive, descobri que a empresa investe muito em tecnologia para produzir vinhos diferenciados e de qualidade com o intuito de fazer com que São Borja, situada a 559km de Bento Gonçalves (RS), entre também na rota de vinhos finos do estado do Rio Grande do Sul.

Sete tipos de uva plantadas em 3,5 hectares
O objetivo da empresa não é quantidade, mas oferecer vinhos de qualidade

Projeto de família – A Malgarim Vinhos é um projeto familiar coordenado pelo agrônomo Sérgio Malgarim,  que faz questão de destacar que o objetivo da empresa não é produzir vinhos em grandes quantidades, mas oferecer vinhos especiais e de qualidade.  São apenas três hectares e meio de terra onde são produzidas Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Chardonnay, Tempranillo.

Loja Virtual Malgarim - aberta esse ano
Loja Virtual Malgarim – aberta esse ano
tempranillo
Malgarim Tempranilo é o carro-chefe da vinícola, mas a safra 2012 já está esgotada. Vamos aguardar a próxima safra!

Boutique virtual – O cultivo das uvas na vinícola teve início em 2001 e em 2014 a empresa lançou na internet uma boutique virtual, sendo o seu carro-chefe o Malgarim Tempranilo, comercializado como o vinho que expressa o “terroir missioneiro” e apresenta as mesmas características de aromas, leveza e cores semelhantes aos tempranilos espanhóis. Infelizmente,  o da safra de 2012 está esgotado e não tive a oportunidade de experimentá-lo para comprovar se realmente esse tempranilo é tão bom quanto dizem…Uma pena! Espero experimentar a colheita de 2013, pois fiquei curiosíssima. Nesse post, trago a avaliação do vinho que bebi, o Merlot 2012 da vinícola. Confira:

mma
Bom “vinho nacional de boutique” com excelente custoxbenefício, pois custa apenas R$32,90 na loja virtual da vinícola

Malgarim Merlot 2012 – Avaliação geral para os iniciantes: Achei um vinho fácil de beber (sem apresentar sensação de secura que desagrada muita gente), bem equilibrado entre seus componentes, bom de harmonizar com diversos pratos (acompanha muito bem massas com molhos ao sugo, frangos e carnes grelhadas ou com molhos de tomate), possui bonito rótulo com relevo dourado e, sobretudo, um bom preço por se tratar de um vinho que preza pela qualidade e não pela quantidade: 32,90 na loja da vinícola. Avaliação detalhada e técnina para os iniciados: aroma típico de vinho nacional (quem bebe muito vinho brasileiro sabe do que estou falando); boa acidez;  taninos presentes, mas finos;  mostrou-se mais agradável em boca do que no nariz e com sabor frutado, especialmente de ameixa. É um bom “vinho nacional de boutique” com excelente custoxbenefício, pois custa apenas R$32,90 e pode ser adquirido na loja virtual dos vinhos Malgarim.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…