.
Nasa inova e vai produzir vinho no espaço. Foto: divulgação NASA

Será que é possível produzir vinho no espaço? Bem, é essa mais uma das novas inovações/tentativas da NASA.  A cientista Gioia Massa, que vem trabalhando no sistema de produção de vegetais na Estação Espacial Internacional (ISS),acredita que sim e já afirmou: ‘produção uva no espaço para vinho é um desafio interessante e que está dando certo”.

O lado positivo das uvas se desenvolverem no espaço é que o frutos não ficariam expostas a doenças da videira ou a insetos como a filoxera.

Atualmente a cientista trabalha com algumas árvores frutíferas anãs que o Departamento de Agricultura dos EUA desenvolveu. Se as vinhas permanecerem pequenas e forem cultivadas com luzes, ela acredita que será, sim, possível fazer vinho na estação espacial ”.  Os cientistas criaram o Advanced Plant Habitat (APH), uma espécie de estufa com capacidade de assegurar o crescimento de plantas para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

Fermentação

Vinho feito no espaço. Já Pensou???

Gioia Massa explica que a fermentação é um processo anaeróbio, mas ela não vê impossibilidade de que isso ocorra no espaço, mesmo que seja necessário inocular certos de tipos microrganismos para a consumação do processo.

Por enquanto, devemos acreditar e acreditar o resultado. Agora, degustar um vinho produzido no espaço ia ser algo muito interessante, né?

 

 

Comentários

comentários

Close