O que é a Denominação de Origem dos Vinhos?

Denominação de Origem do Vinho.
A origem é importante para vinhos do Velho Mundo, com forte tradição regional.

 

O que é Denominação de Origem?


Veja definição do Wikipédia sobre o assuno:

A Denominação de Origem  é a designação atribuída em vários países aos vinhos originários e tradicionalmente produzidos numa dada região, cuja qualidade ou caraterísticas se devem essencial ou exclusivamente aos fatores naturais e humanos do meio geográfico, e também a outros produtos — agrícolas ou não — que atendam a esse critério. O vinho é o produto que detém os principais sistemas de denominação de origem atualmente consolidados.”

Em síntese, é um protocolo de qualidde utilizado para atribuir normas de produção em regiões geograficamente delimitadas, determinadas em cada país. A ideia é assegurar a qualidade do vinho e a genuidade dos processos de produção. Essa designação varia de país para país, a fim de representar o nível máximo de qualidade do vinho.

 

A História:

O primeiro registro encontrado de uma denominação de origem de vinhos data do século 18, em Portugal. O responsável pelo feito foi o então primeiro-ministro português, Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de Pombal. Foi ele quem criou, em 1756, a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, organização governamental que delimitava e reconhecia as áreas de produção de vinhos fabricados em Douro. Com o passar dos séculos, as normas de controle só aumentaram e passaram a qualificar os vinhos ao redor do mundo. Mais recentemente, em 2009, a União Europeia decidiu unificar as regras do sistema. O intuito da ação foi esclarecer a legibilidade dos vinhos frente aos exemplares do Novo Mundo, mas sem interferir bruscamente nas especificações de cada país.

 

Douro - primeiro registro encontrado de uma denominação de origem de vinhos
Douro – primeiro registro encontrado de uma denominação de origem de vinhos

Essa denominação é muito importante para que vinhos com assinaturas regionais  tenham sua qualidade e singularidade reconhecidos para que então o consumidor tenha a segurança de estar comprando um vinho realmente tradicional de alguma região.

Denominação de Origem no Brasil

O Vale dos Vinhedos é a primeira região com Denominação de Origem (DO) de vinhos no país, foi aprovada em 2012. Sua norma estabelece que toda a produção de uvas e o processamento da bebida seja realizada na região delimitada do Vale dos Vinhedos e também apresenta regras de cultivo e de vinificação. Confira na íntegra a regulamentação clicando aqui.

Vale dos Vinhedos é a primeira e única região do país com Denominação de Origem (DO) de vinhos
Vale dos Vinhedos é a primeira e única região do país com Denominação de Origem (DO) de vinhos
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…

Vino Verace lança kits de vinhos para Dia das Mães

À medida que o Dia das Mães se aproxima, uma das datas mais significativas para…