Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Uva!

A Matéria Prima do Vinho - Uvas!
“O bago de uva tem 3 elementos: pele ou casca, polpa e sementes.”

Uma das coisas que gosto muito de pensar na hora que estou tomando um vinho, é em todo o processo que ele passou até chegar em minha taça. A origem da bebida é muito interessante. Por exemplo, a base, a matéria prima, a única fruta usada na elaboração do vinho é a Uva

Essa fruta que nasce em cachos vem da videira, também conhecida como parreira ou vinha, e é formada basicamente por um tronco (com raízes normalmente longas e profundas), com ramos e folhas abundantes.

Esta estrutura tem como finalidade fixar a planta na terra com suas raízes que podem alcançar até 15 metros de comprimento e que penetram a terra buscando umidade, em locais mais secos, por exemplo.

Estes braços que saem do tronco, os ramos, são chamados de sarmentos
Sarmentos e gavinhas

Estes braços que saem do tronco, os ramos, são chamados de sarmentos. As gavinhas típicas de qualquer trepadeira servem  para os cachos se prenderem à estrutura metálica do vinhedo. As folhas por um lado servem para regular a temperatura e umidade da planta e, por outro lado, fazer a fotossíntese que, como sabemos, é dela que depende a vida do vegetal.

As gavinhas típicas de qualquer trepadeira servem  para os cachos se prenderem à estrutura metálica do vinhedo
As gavinhas  servem para os cachos se prenderem à estrutura metálica do vinhedo

A Uva

É o fruto natural da videira e dela, somente dela, podem ser elaborados os vinhos. Os bagos da uva unidos formam o cacho.

O Cacho

É composto de 2 partes, uma é, é o caule, a parte lenhosa, e outra é a porção carnuda, conhecida como bago, onde estão a polpa e a semente. O engaço pesa 1.5 a 6% do peso total do cacho.

Antigamente era comum colocar caule e bago na moenda e vinificação, mas se chegou à conclusão de que o saldo amargo dos taninos do engaço era prejudicial para os vinhos.

Hoje a maioria o descarta e a totalidade das máquinas modernas faz o desengace do ramo e os vinhos ganham em sabor e em qualidade.

O bago de uva tem 3 elementos: pele ou casca, polpa e sementes. Como em todos os casos, as proporções variam segundo clima, solo, etc. Normalmente entre tintos e brancos se encontram estas proporções:

    • Polpa            >                 86% (em sua maior parte é composta por água)
    • Pele              >                 8%   (antocianos que dão cor ao vinho e taninos)
    • Sementes      >                3,3% (ricas em taninos)
    • Outros           >                2,7%
    • Total = 100%
A polpa representa 86% de cada bago da uva e em sua maioria é composta por água
A polpa representa 86% de cada bago da uva e em sua maioria é composta por água

Os Fatores que Influenciam a Maturação das Uvas

Vários fatores podem influenciar a maturação da uva
Vários fatores podem influenciar a maturação da uva

Tem grande importância:  o clima, o solo, a temperatura, a luminosidade, a inclinação, a umidade, a altura, o cultivo (aragem, podas, regas) e enfermidades como geadas, granizo, etc.

  • Clima: De clima temperado ao temperado cálido, se adapta a climas frios. O cultivo se estende entre os 25º ou 40º de latitude sul e de 30º e 50º em latitude norte, havendo escassas exceções. Vale ressaltar que videiras cultivadas entre os paralelos 30º e 50º ainda são as melhores matérias-primas para a arte de vinificar
  • Solo: É pouco exigente quanto ao solo, Ligeiramente alcalinos, devem ter pouca matéria orgânica e estar bem drenados, é melhor que sejam solos pobres e bem drenados, aluviais, não muito férteis.
  • Chuvas: Ter uma média anual de 400 a 600mm. A planta não aguenta secas muito prolongadas. Com o verão, dias calorosos e noites frescas permitem que a planta se desenvolva, cresça corretamente e os grãos amadureçam.
  • Altura: Favorece a amplitude térmica (diferença de temperatura entre o dia e a noite) necessária para o desenvolvimento de polifenóis (Taninos).

 

Confira AQUI mais informações interessantes sobre a uva conhecendo a história do vinho em nossa civilização desde o tempos antigos!
Obs: Não deixe de ver para que serviam as ânforas.

 

Tem alguma dúvida ou algum comentário a fazer sobre este artigo? Deixe seu comentário abaixo!

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…