Varietal, Corte, Assemblage e Blend: aprenda o significado

Se você é mesmo apaixonado por vinho, certamente, já ouviu falar dessas expressões: varietal, corteassemblage e blend. Mas, não se preocupe se não sabe exatamente o significado de cada uma delas. Nesse post, vou tentar esclarecer esses termos super importantes e muito utilizados no “mundo do vinho”. Então vamos lá!

Varietal, corte, assemblage, blend?!!! Mas, o que é isto????
Varietal, corte, assemblage, blend?!!! Mas, o que é isto????

Varietal – Os vinhos considerados varietais são aqueles que recebem o nome de apenas uma variedade de uva. Quando você vai a uma adega e  lê no rótulo de determinado vinho o nome de uma única casta, como Cabernet Sauvignon, por exemplo, quer dizer que aquele vinho trata-se de um varietal, que também pode ser chamado monovarietal ou monocasta. Aqui vale, no entanto, uma observação importante: para um vinho ser considerado varietal, não é necessário ter em sua composição 100% da uva que aparece no rótulo; o percentual exigido varia conforme legislação (que pode ser federal ou estadual). No Brasil, no Chile e em alguns estados dos EUA, por exemplo, apenas 75% do vinho deve ser feito a partir da variedade que lhe dá o nome. Para a maior parte dos outros países da Europa, é exigido apenas 85%. Ficou confuso? Hum… Mas é assim que funciona! E é também por conta disso que muitos produtores, quando fazem um vinho composto exclusivamente por uma única casta, costumam indicar no contra-rótulo que aquele vinho trata-se de um produto 100% varietal.

Varietais são os vinhos que recebem o nome de apenas uma variedade de uva - No caso, a principal que o compõe.
Varietais são os vinhos que recebem o nome de apenas uma variedade de uva.No caso, o da casta principal que o compõe.

Curiosidade: A produção de vinhos varietais foi uma estratégia de marketing dos produtores americanos no início dos anos 70 para serem competitivos perante os europeus que nomeavam seus vinhos apenas a partir da respectiva região. Enquanto os franceses produziam os Bordeaux e os italianos os Chianti, por exemplo, os americanos fabricavam os “Cabernet Sauvignon” e os “Chardonnay”.

Os vinhos varietais surgiram como uma estratégia de marketing para desbancar os vinhos europeus
Os vinhos varietais surgiram como uma estratégia de marketing dos americanos para enfrentar os vinhos europeus

CorteAssemblage e Blend – Corte em português, assemblage em francês e blend em inglês. O que importa é que todas essas três palavras são usadas para designar um vinho produzido a partir de diferentes variedades de uvas (cepas). Um dos cortes mais famosos e respeitados do mundo é o “corte bordalês”, original de Bordeaux, na França, e que pode ser feito a partir de cinco cepas famosas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec. A ideia ao produzir um corte é buscar encontrar diferentes aromas e sabores. Às vezes objetiva também fazer pequenos ajustes (como cor, álcool, acidez etc) ou corrigir distorções no vinho original. O fato é que bons enólogos quase sempre conseguem desenvolver excelentes vinhos de  corte.

Corte, blend ou assemblage: Na verdade, são usadas para um vinho produzido a partir de diferentes variedades de uvas (cepas)
Corte, blend ou assemblage: Na verdade, as três são usadas para designar um vinho produzido a partir de diferentes variedades de uvas.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…