Brasília Wine House 2014 com programação imperdível

O  mais charmoso e organizado evento de vinhos de Brasília – o Brasília Wine House – está bem próximo: acontece de 6 a 8 de novembro. Em sua quarta edição, promete surpreender. Este ano, a grande novidade é o local que será realizado: no Iguatemi (próximo à loja Zara) e contará com toda estrutura e segurança do shopping. Além de excelente oportunidade para degustar e adquirir rótulos variados, o evento será também ocasião propícia para adquirir ou aprimorar os conhecimentos em enogastronomia, já que vai oferecer palestras e minicursos com renomados especialistas da área. Quem quiser já pode garantir os ingressos que estão sendo vendidos a R$80 (com devolução de taça) e a R$100 na joalheria Grifith no segundo piso do Iguatemi. Durante os três dias, também haverá um espaço vip (preço cobrado à parte) para degustação de rótulos especiais da Itália, França, Espanha, Estados Unidos e Portugal. Brasilia wine house Jantar de apresentação – A programação de palestras e mini cursos do evento ficou a cargo da produtora cultural  Betta Doellinger, que organizou no dia 26 de outubro, um jantar harmonizado exclusivamente para apresentação à imprensa do time de palestrantes minuciosamente selecionado para compartilhar conhecimentos e informações com o público que comparecer ao Brasília Wine House 2014.

Betta Doelinger - responsável pela organização das palestras e cursos do evento
A produtora cultural Betta Doelinger preparou uma programação variada de palestras e mini cursos
Vitor Quaranta, Antonio Coelho, Marcio Bontempo, Lu Barbo e Rachel Alves integram o time minuciosamente escolhido para proferir palestras e ministrar cursos no evento
Vitor Quaranta (especialista em drinques), Antonio Coelho (blogueiro e astrônomo), Marcio Bontempo (médico ortomolecular), Lu Barbo (jornalista) e Rachel Alves (curadora do evento e Juíza do Vinho) integram o “time de palestrantes top” do evento

Programação variada – Durante o jantar tive acesso à programação completa do evento e contato com alguns dos palestrantes. Resultado: a expectativa em torno do Brasília Wine House somente aumentou. Os tópicos escolhidos estão super variados e atrativos – da curiosa e enigmática palestra “Vinho e Astronomia”, a ser proferida pelo blogueiro e astrônomo amador Antonio Coêlho (que promete apresentar um vinho único “feito com resquícios de estrelas”), passando pela deliciosa aula show da Chef Mara Alcamin (personagem homenageada),   à polêmica palestra “Vinho Engorda ou Emagrece?”, que será apresentada pelo médico ortomolecular Márcio Bontempo, autor do best-seller “A saúde da água para o vinho” cuja nova edição será lançada durante a feira. Confira abaixo a programação completa das palestras. As inscrições deverão ser realizadas previamente pelo e-mail.

wine house imagem destaque logo
Durante o jantar tive a oportunidade de conversar com alguns dos palestrantes e a expectativa em torno do Brasília Wine House somente aumentou

06/11 QUINTA

19h30 às 21h: Minicurso – Tema: “Trio: Redução, Preparo e Harmonização. Três Formas de Utilizar o Vinho na Gastronomia” – Palestrante: Chef Emerson Mantovani 21h10 às 22h: Tema: O Mundo do Vinho e Suas Implicações Comerciais – Palestrante: Marcio Bonilha (Sócio-diretor da Brasvini)

A Chef Mara Alcamim será homenageada nessa edição do evento e também ministrará o curso
A Chef Mara Alcamim será homenageada nessa edição do evento e também ministrará a Aula Show Burrata com Beringela e Vinho Tinto

07/11  – SEXTA 

16h30 às 17h45: Minicurso – Tema: “Drinks Especiais com Vinhos” – Palestrante: Victor Quaranta (CEO na empresa Drinks & Barman)

18h às 18h50: Tema: “Nova Zelândia, A Nova Era do Sauvignon Blanc e Pinot Noir”. Palestrante: Kanarek Junior (Embaixador Yealands Estate América Latina).

19h às 19h50: Tema: “Vinho e Astronomia” – A Astronomia e as Estrelas Sob a Ótica do Mundo do Vinho. – Palestrante: Antônio Coêlho (Editor do Decantando a Vida e Astrônomo Amador

20h às 20h50: Aula Show – Tema: Burrata com Beringela e Vinho Tinto – Palestrante: Chef homenageada Mara Alcamim.

A curiosa palestra Vinho e Astronomia está na programação do evento
A curiosa palestra Vinho e Astronomia está na programação do evento

08/11 SÁBADO

13h às 14h40: Tema: “Curso de Vinhos do Tejo e Gastronomia” – Palestrante: Wagner Gabardo (Sommelier e Professor da Wine Senses)

15h às 16h10: Tema: “Uma Viagem ao Alentejo” – Palestrante: Lu Barbo (Jornalista e Colunista da CBN)

16h20 às 17h30: Tema: “Vinhos Rosés: Método de Elaboração, Características, Harmonização e Paleta de Cores” – Palestrante: Rachel Alves (Sommelière e juíza de vinhos)

18h às 18h50: Tema: “A Paixão dos pequenos produtores: Os Detalhes que Diferenciam uma Grande Colheita” – Palestrante: João Paulo Gama (Sommelier do restaurante Gero)

19h às 20h: Tema: “Vinho Engorda ou Emagrece? – Mitos e Verdades”Palestrante: Dr. Marcio Bontempo (Médico ortomolecular, pós-graduado em nutrologia e autor do livro “A Saúde da Água para o Vinho”)

20h10 às 21h30: Tema: “Desvendando os Vinhos Tintos. Suas Uvas, Origens e Terrois” – Palestrante: Sérgio Pires (Sommelier, colunista de vinhos e professor da ABS)

A Caravana do Tejo será uma das grandes atrações do evento
A Caravana do Tejo será uma das grandes atrações do evento

De detalhe a obrigação  –  No jantar, também tive a oportunidade de ouvir as idealizadoras do evento – Simone Coutinho e Cláudia Silva, que também são as responsáveis pelo BSB Mix. Elas revelaram  que o Brasília Wine House surgiu como uma ideia de produzir um evento de varejo voltado ao público masculino. Hoje admitem que  é voltado para ambos os sexos e até se surpreendem com a quantidade de mulheres que prestigiam o evento. Quando o assunto é o diferencial da feira, ambas acreditam  ser o requinte e a organização e, também, destacam o sucesso das palestras e minicursos decorrentes da parceria com Betta Doelinger. “ Percebemos que além de consumir, as pessoas estão buscando cada vez mais entender e aprender sobre o vinho, algo  ótimo para democratizar o vinho”, conclui Cláudia Silva.  Em seguida, resume: “Promover cursos e palestras deixou de ser um detalhe  do evento e passou a ser nossa obrigação”.

Ladeada pelas organizadoras e idealizadoras do evento (à dir) Claudia Silva e (à esq) Simone Coutinho
Ladeada pelas organizadoras e idealizadoras do evento (à dir) Claudia Silva e (à esq) Simone Coutinho

Horário de Funcionamento do evento:
5ª feira (6/11) – De 19h às 23h para o público
6ª feira (7/11) – De 16h às 23h
Sábado (8/11) – De 12h às 23h

Mais informações no Facebook do evento.

Jantar especial – O jantar que contou com a presença de jornalistas, blogueiros e formadores de opinião de Brasília aconteceu na Forneria Parole (QI09 Lago Norte), que preparou um cardápio super especial para receber os convidados, e foi devidamente harmonizado com vinhos da experiente equipe da Art du Vin.

Jantar de apresentação dos participantes
Jornalistas, blogueiros e formadores de opinião prestigiaram o jantar para apresentação dos palestrantes do evento
IMG_5510
Um cardápio super especial foi preparado pela Forneria Parole para receber os convidados.

Confira mais fotografias do jantar com os palestrantes do evento no Facebook do Blog Vinho Tinto. Clique aqui.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…