“Vin Jaune” – o vinho amarelo que é realmente especial

Vin Jaune é o vinho amarelo
O vinho amarelo do Jura (França) produzido com a uva Savagnin, típica da região

Vin Jaune (Vinho Amarelo) é um tipo especial e característico de vinho branco  produzido na região fria e montanhosa do Jura, no leste da França e próximo a Suíça. É um vinho pouco conhecido feito apenas em Arbois, Château-Chalon, L´Etoile e em Côtes du Jura, locais onde a uva Savagnin, que dá origem a esse tipo de vinho, é cultivada.

Vin Jaune - estágio em barricas e contato com leveduras
Seis anos de estágio em barrica não preenchida totalmente para ter contato com as leveduras

O processo de produção do Vin Jaune é  extremamente peculiar e fonte do seu caráter. Esse vinho amadurece seis anos em barrica de carvalho não preenchida totalmente para que desenvolva leveduras (Saccharomyces Bayanus)  que protegem a bebida da oxidação conferindo-lhe, ao mesmo tempo, sabores e aromas muito especiais. “Jerez da França” – Há quem compare o Vin Jaune, da França, ao Jerez, da Espanha. Isso acontece por conta dos aromas e sabores de frutas secas, cogumelos, mel e toffee encontrados em ambos. No entanto,  o Vin Jaune é um vinho de colheita tardia e, diferentemente do Jerez,  não é um vinho fortificado (feito com adição de aguardente vínica) e nem faz uso do famoso sistema de solera do Jerez, que dinamiza a entrada e saída de diferentes lotes de vinho durante sua produção.

 

Vin Jaune no blog de vinho
Os Vin Jaune podem ultrapassar meio século de vida

Vinho Longevo – O Vin Jaune é, normalmente, comercializado em garrafas de tamanho especial chamadas “clavelin”, com 620 ml (exatamente a quantidade restante de cada litro de vinho deixado na barrica para fazer o Vin Jaune, isso após evaporação durante os seis anos de espera). Uma das características mais impressionantes desse vinho é a longevidade: pode ultrapassar meio século de vida dependendo da safra.

 

Savagnin no Blog Vinho Tinto
Apenas “Savagnin” para os vinhos não considerado evoluídos o suficiente para serem um “Vin Jaune”

Vinho Savagnin do Jura – Recentemente, em uma degustação de vinhos de garagem, promovida em Brasília, pelo editor da revista Vinum, Eugênio Oliveira, tive a oportunidade de degustar um Savagnin do Jura não comercializado no Brasil. Apesar de não ter sido considerado pelo produtor um vinho evoluído ao ponto ideal de ser intitulado um Vin Jaune, a bebida, rotulada simplesmente Savagnin Philippe Bonard Côtes Du Jura 2006,  impressionou pela complexidade dos aromas: frutas secas, especialmente amêndoas, mel e notas de oxidação. Na boca, desmentiu a expectativa causada no nariz de ser um vinho doce. Sem dúvida, um excelente vinho, mas não indicado para pessoas recém ou pouco iniciadas no mundo do vinho. Um excelente aperitivo, sem dúvidas!

Oportunidade – Quem tiver a oportunidade de comprar ou experimentar o Vin Jaune ou o Savagnin do Jura  deverá fazê-lo. No Brasil,  essa preciosidade é muito difícil de ser encontrada, infelizmente. Assista, agora, a parte de um documentário produzido por  Georges Nivoix e Claude Rover sobre a produção do Vin Jaune. O vídeo está em francês, mas as imagens são bastante didáticas.

Confira:

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…