Vinfusion: a invenção que permite criar o seu próprio vinho

img_1827
A partir de quatro bebidas primárias, a Vinfusion permite elaborar o blend ideial para o seu gosto. Foto: Daniel Cooper.

Quel tal criar o seu próprio vinho? Esta é a proposta inovadora da Vinfusion, invenção da empresa de design e desenvolvimento de produtos, Cambridge Consultants.  A partir de quatro bebidas primárias, qualquer um (isso mesmo, qualquer um!) poderá elaborar o blend (mistura) que melhor se adequar aos próprios desejos.  

A Vinfusion

Primordialmente desenvolvida para vinhos tintos, a Vinfusion possibilita selecionar entre as opções “leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco”. Depois que a característica é estabelecida, a máquina realiza o blend entre os vinhos de base em uma espécie de tanque, com bolhas de ar sendo acrescentadas para melhorar a eficácia do processo.

Os quatro tipos de bebida primários da invenção são: Shiraz da Austrália, Muscat da França, e Pinot Noir e Merlot, ambos do Chile. O número quatro pode parecer pouco para garantir criação de um vinho próprio e completo, mas os desenvolvedores da Vinfuson afirmam que os vinhos primários são capazes cumprir as expectativas de enófilos sobre todo o espectro de sabores e aromas esperados na bebida.  

vinfusion
“Leve-encorpado”, “light-forte” e “doce-seco” são as opções da Vinfusion para definir a característica do seu próprio vinho. Foto:  Revista Adega.

Como aconteceu?

Para a seleção das bebidas primárias, a equipe da empresa Cambridge Consultants, liderada por Sajith Wimalaratne, realizou uma pesquisa sobre vinhos pedidos pelas pessoas em bares e restaurantes. A partir do estudo foram selecionados 20 tipos de vinho para encontrar, dentre eles, quais poderiam, sozinhos ou misturados, produzir os efeitos desejados.

Assim, os pesquisadores analisaram a composição química de cada bebida, para determinar os componentes que fossem mais cruciais para o gosto geral. Infelizmente, ainda não há notícias de quando a Vinfusion ficará disponível para o público. Mas é possível esperar com alegria, ainda mais sabendo que haverá a ajuda de um aplicativo de primeira para ajudar os amantes do vinho a aprender mais sobre a química por trás da bebida e fazer a mistura ideal ao mesmo tempo.    

Fonte: Revista Adega e Digital Trends.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…

Descorchados 2024 Atrai Recorde de 1.700 Participantes em SP e RJ

A 26ª edição do Guia Descorchados concluiu com sucesso sua jornada pelas cidades de São…