Vinho premiado Ombú Petit Verdot da uruguaia Braccobosca chega ao Brasil

 

14064120_10154496108506474_3831791982641502419_n
Ombú Petit Verdot: medalha de Gran ouro na competição VinoSub30 Uruguai 2016 Foto: Facebook Fabiana Bracco

Elaborado minucionamente pelas famílias uruguaias Bracco e Bosca, os vinhos Ombú são cultivados em um microterroir, na região do Rio Del Plata. O Ombú Petit Verdot, conquistou recentemente a medalha de gran ouro na competição VinoSub30 Uruguay 2016. O concurso, realizado em Punta del Leste, no Uruguai, avaliou com o auxílio de um júri jovem, formado por pessoas com menos de 30 anos,  os melhores vinhos produzidos no país de colheita recente.

Minha Avaliação

Quando visitei o Uruguai, em agosto de 2016, por várias ocasiões tive a oportunidade de degustar o Ombú Petit Verdot (winebars, restaurantes e lojas de vinho), sempre oferecido pelos sommeliers como um Petit Verdot diferenciado. E, é verdade, apesar de ser um vinho jovem, tem boa persistência, nariz e aromas interessantes. Amora, Morango e Ameixa maduras, leves toques de couro e especiarias. Um outro destaque é que, apesar da passagem por barricas (mesmo usadas), a fruta é a maior estrela do vinho. Fica perfeito com embutidos, massas e carnes vermelhas.

unnamed-1
Ombú Petit Verdot sempre muito elogiado por sommeliers uruguaios

Ombú no Brasil

A partir deste mês, a Domno Importadora começou a trazer para o Brasil os vinhos da série Ombú, produzidos pela Bracco Bosca, uma das mais emblemáticas vinícolas do Uruguai. Fundada em 2005, a vinícola familiar está localizada a 8 km de distância do litoral uruguaio e é conhecida pelos seus já clássicos exemplares de Tannat. Seis diferentes versões chegam por aqui: Tannat Reserve, Tannat, Syrah Reserve, Sauvignon Blanc, Tannat Syrah e Petit Verdot Reserve. (O preço varia entre R$92 e R$142 conforme o rótulo)

Ombú: homenagem à árvore nativa

A linha Ombú foi criada por Fabiana Bracco, uma das herdeiras da vinícola e que dediciu lançar a sua própria linha de vinhos. O nome do vinho é uma homenagem à árvore Ombú, nativa na região do Uruguai e que também está presente na região da vinícola. Segundo uma história local, os antigos proprietários das terras da vinícola tinham o costume de guardar suas riquezas sob a árvore Ombú. Com o passar dos anos, a árvore acabou sendo atingida por um raio e perdeu suas folhas. Com o surgimento da vinícola, a árvore ganhou vida novamente, trazendo um significado para a Bracco Bosca de que seus vinhedos são a sua maior riqueza.

 

Sobre a Domno

Localizada na cidade de Garibaldi (RS), a empresa faz parte do grupo Famiglia Valduga. É elaboradora de espumantes Ponto Nero e Ponto Nero Celebration, já reconhecidos pelo consumidor por sua qualidade e elegância, e importadora de vinhos finos, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. Integram seu portfólio de importados as vinícolas argentinas Bodega Vistalba e Bodega Argento; as marcas Yali e Kalfu da Viña Ventisquero e Maquis do Chile; o grupo Enoport, de Portugal; Antoine Moueix, da França; Tinedo, Frontaura y Victoria e Nexus, da Espanha, Renwood dos Estados Unidos e as vinícolas Baglio di Pianetto, Dievole, Pietro Rinaldi, Principe Corsini, Podere Brizio, Varvaglione Vigne & Vini, Mastrojanni e Monte del Frá, da Itália. Mais informações: www.domno.com.br ou Facebook.com/domno.brasil.

logo-senderos-500
Quer uma experiência enogastronômica inesquecível no Uruguai. Acesse: www.senderosdeltannat.com

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…