Vinho Tinto é nova arma contra cáries

polifenóis contra cáries
Cáries? Vinho tinto nelas!

Essa é para sorrir muito: pesquisa de cientistas suíços e espanhóis recentemente publicada na revista científica  Journal of Agricultural and Food Chemistry revelou que o  vinho tinto é potente na prevenção de cáries e gengivites. Em testes realizados em laboratório, a bebida mostrou que contém elementos importantes que ajudam a matar bactérias e evitar essas doenças que afetam cerca de 60% a 90% da população mundial.

Cientistas descobrem que vinho é arma contra cárie
Vinho Tinto é arma contra cáries!!!

Um composto presente no vinho tinto: os polifenóis, são os responsáveis por bloquear a ação da bactéria Streptococcusmutans na boca, fazendo com que as bactérias boas se proliferem e as más sejam impedidas de danificar os dentes. Quando unidas, e sem a ação dos polifenóis, essas bactérias formam comunidades difíceis de serem eliminadas. Elas se transformam em placas e começam a produzir ácidos que danificam os dentes. Mesmo com diárias escovações e uso de enxaguantes bucais, os efeitos são limitados.

Para os testes, pesquisadores cultivaram as bactérias presentes na boca e as mergulharam, por alguns minutos, em diversos líquidos, entre eles vinho. Com a nova descoberta, em breve poderemos ter pastas de dentes e enxagues bucais à base de vinho tinto…Com essa novidade, só mesmo brindando: tim tim!

 

 

 

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…