B-Cubo e Ready Beef: vinhos espanhóis harmonizados com requinte

Degustação de Vinhos espanhóis da B-Cubo importadora
Degustação de vinhos espanhóis da B-Cubo Importadora(cava, brancos e rosé) no Ready Beef (Setor Sudoeste – Brasília-DF)

Tive a oportunidade de participar de uma harmonização de vinhos espanhóis da Importadora B-Cubo, no Ready Beef – um restaurante e boutique de carnes especiais – localizado na 303 do Setor Sudoeste de Brasília, onde foi preparado um delicioso menu degustação  para harmonizar com os vinhos do evento. Basicamente foram apreciados vinhos brancos, uma cava e um rosé e a harmonização incluiu camarão, sashimi e vitelo. Uma delícia requintada!

Clericot na degustação
O Clericot especialmente preparado pelo Chef Fernando Almeida também harmonizou com o camarão grelhado

Clericot de Welcome Drink – Para receber os convidados, um dos sócios do Ready Beef, o Chef Fernando Almeida,  elaborou todos os pratos e serviu um delicioso Clericot como “welcome drink”. Para quem não sabe, essa é uma bebida refrescante que mistura vinho branco ou espumante, frutas da estação e soda limonada. O vinho escolhido para fazer o Clericot  foi o Iuvene, da região de Rioja,  da uva Viura, cujas características marcantes são aromas de pêssego, damasco e abacaxi com toques herbáceos. Resultado: a combinação ficou perfeita e agradou todo mundo, principalmente, as mulheres.

Cava 1312 é degustada no Ready Beef
Cava 1312 – muito frescor com toques de brioche

Cava 1312 – Em seguida, foi servida a Cava 1312, sem dúvida o destaque da noite. (A Cava é o termo oficial para o vinho espumante de método tradicional, produzido predominantemente na região de Penedès).  Com aromas que lembram champagne, a bebida apresentou notas de pão torrado, manteiga e frutas secas, mas com um agradável frescor, típico das cavas espanholas, o que torna a bebida fácil de agradar. Foi a bebida que mais teve pedido de bis.

Inurrieta Orchidea na degustação do Read Beef
Inurrieta Orchidea Sauvignon Blanc: presença de aromas característicos

Camarão e Sauvignon Blanc – Para acompanhar o delicioso camarão grelhado com azeite de ervas, foi servido o Inurrieta Orchidea Sauvignon Blanc. Da região de Navarra, esse vinho possui alguns prêmios e pontuações relevantes, como a medalha de ouro no concurso internacional de Bruxelas e nota 91 pelo famoso Guia Penin. Os aromas herbáceos e as notas de Maracujá, tipicos da Sauvignon Blanc, foram facilmente identificados por todos. A boa acidez do vinho fez todo o diferencial ao harmonizar com o azeite de ervas que encobria o camarão.

Sashimi e Chardonnay – O sashimi de salmão maçaricado e com leve molho picante foi harmonizado com o Laus Chardonnay, da região de Somontano – com aroma elegante de frutas de polpa branca, especialmente pêra e abacaxi, e com leves toques cítricos, o vinho mostrou-se bastante persistente na boca.
Vinhos espanhóis
Editora do Blog Vinho Tinto, Etiene Gomes; Chef Fernando Almeida; Presidente da Confraria Amigas do Vinho Seção -DF e Carlos Valério, proprietário da B-Cubo Importadora
Ready Beef
Merlot Rosé e Vitelo

Filé de Vitelo e Merlot Rosé – Por último, foi servido o Laus Merlot Rosé, também da região de Somontano. Esse foi o vinho escolhido para acompanhar o filé de vitelo grelhado com batatas ao forno com azeite e alecrim. O vinho, de cor vermelho-framboesa, mais parecia um tinto leve. Mas, em boca mostrou fresco e, mesmo sem taninos marcantes por ser um rosé, mostrou-se bastante potente –  e eu que duvidava da harmonização do vitelo com o vinho rosé, acabei tendo que concordar com os responsáveis pela harmonização: ficou realmente uma delícia!

Degustação no Ready Beef
Vinhos da noite: espanhóis trazidos ao Brasil pela B-Cubo Importadora
Todos esses vinhos são exclusivos da importadora B-Cubo e podem ser encontrados em muitos restaurantes de Brasília, São Paulo e Curitiba.  Mais informações pelo telefone (61) 3048.0988 ou pelo e-mail info@b-cubo.com.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…