Vinícola Portuguesa Submerge 30mil Garrafas para Criar o “Vinho da Água”

30 mil garrafas debaixo d'água para criar um vinho diferenciado como os encontrados em navios naufragados (Foto Nuno Veiga - Lusa)
30 mil garrafas debaixo d’água para criar um vinho diferenciado como os encontrados em navios naufragados (Foto Nuno Veiga – Lusa)

Veja que notícia inusitada: A vinícola Ervidreira, com sede no Alentejo (Portugal), resolveu submergir 30 mil garrafas do seu melhor vinho, o Conde  D’Ervideira Reserva Tinto 2014, no grande lago de Alqueva, para criar um vinho diferenciado. A ideia foi inspirada na qualidade dos vinhos encontrados em antigos navios naufragados. As garrafas foram acondicionadas em caixas de grande dimensão e vão permanecer debaixo d’água numa profundidade que varia de 15 a 30 metros de profundidade por no mínimo oito meses. O vinho chegará ao mercado conhecido como o ‘Vinho da Água’.

As garrafas foram acondicionadas em caixas de grande dimensão e vão permanecer debaixo d'água numa profundidade que varia de 15 a 30 metros de profundidade (Foto - Nuno Veiga - Lusa)
As garrafas foram acondicionadas em caixas de grande dimensão e vão permanecer debaixo d’água numa profundidade que varia de 15 a 30 metros de profundidade (Foto – Nuno Veiga – Lusa)

Segundo informações da vinícola à imprensa, as características que este processo de submersão fornece ao vinho são bem diferentes daqueles gerados pelo envelhecimento em cave. A empresa já havia feito testes com uma caixa de garrafas durante o período de um ano para verificar a evolução dos aromas e sabores. Eles acreditam que as variações de temperatura do dia para a noite e do inverno para o verão dentro da água são únicas e, por isso, fornecem condições especiais para o desenvolvimento do vinho. Além da ausência total de luz que influi no processo de evolução.

Segundo os diretores da vinícola Ervidreira, os projeto é inovador e os vinhos serão extraordinários e redondos em termos de taninos. Tão inovador que com certeza não faltarão para degustarem  o “Vinho da Água”, não é mesmo? Ainda bem que as 30 mil garrafas serão distribuídas tanto em Portugal como exportadas para vários países do mundo. Espero que chegue ao Brasil (com bom preço, claro!)

O que você achou dessa ideia? Compartilhe conosco deixando seu comentário no campo abaixo.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…