Vivino: o que penso sobre esse aplicativo de vinhos

Vivino

Então, vou começar esse post confessando logo que nunca fui adepta ao Vivino. Há uns quatro anos, quando começou o “boom” do Vivino aqui no Brasil, até cheguei a baixar o aplicativo no meu celular, mas como não gostei muito, acabei deletando quando precisei de espaço para armazenar minhas próprias fotos de vinho, que, no caso, eram mais importantes.

O fato é que independentemente do que penso, o Vivino está aí. E há quem não viva sem ele. Fato, inclusive, que gerou essa pauta, sugerida por uma amiga enófila e dona de restaurante, que não se conforma em ver os clientes deixando de apreciar um vinho por conta das notas do app.

Na verdade, sou bem a favor das mídias sociais e de toda essa modernidade tecnológica que nos rodeia, principalmente, por serem democráticas. O problema, no entanto, surge quando o assunto é vinho. E, principalmente, quando percebo que as pessoas deixam de lado uma grata oportunidade de, por si só, descobrirem o que determinado vinho tem para oferecer em razão das poucas estrelinhas demonstradas no app que, diga-se de passagem, pode ser um grande equívoco, principalmente quando se trata de vinhos poucos conhecidos e avaliado por uma minoria que pouco ou nada entende do assunto.

Está certo que um ponto positivo do Vivino é poder armazenar fotografias e percepções pessoais. É legal fazer isso sim e interessante ter um espaço pra arquivar e até divulgar uma opinião. O problema é quando essa opinião impede que outros também tenham uma opinião própria. E, cá pra nós, é isso o que acontece.

É comum encontrarmos no Vivino um vinho simples e popular com (desmerecidamente) quase cinco estrelinhas e um vinho de autor pouco conhecido com duas, três estrelas. Pior é saber que cegamente muitos consumidores preterem esse último em razão dessa pontuação, feita, na maioria das vezes, sem nenhuma técnica e simplesmente na base do “gostei” ou “não gostei”.  Afinal, claro, muitos desses “sommeliers virtuais” não conhecem sequer uma ficha de degustação e não sabem nem distinguir a diferença de acidez para a adstringência dos taninos.

E o que, na prática acontece é que com base nas estrelas você é induzido a “levar gato pro lebre” simplesmente porque outras pessoas que provaram o vinho antes de você gostaram dele.

Outro aspecto que me incomoda no Vivino são os valores apresentados. Dia desses em uma loja de vinhos ouvi a cliente reclamar para o vendedor que estava sendo roubada, pois o preço que o Vivino mostrava era bem mais barato. Ok, ok. Só que elase esqueceu de um detalhe. O Vivino não é uma fonte oficial de preços e pra piorar muitas vezes os vinhos cadastrados ali são precificados em diversas moedas. Porém não é segredo pra ninguém que os vinhos cotados nos EUA ou na Europa, em dólar e euro respectivamente, são muito, mas muito mais baratos do que os cotados aqui no Brasil em Real, carregados de uma enorme carga tributária.

Enfim, para mim quem usa o Vivino com frequência para comprar ou deixar de comprar vinhos perde uma grande oportunidade de aprender mais sobre a bebida.

Afinal, não tem mistério. Aprender sobre vinhos é reparar em cada sensação tanto no nariz como no paladar. É exercitar o cérebro mesmo. A memória. E Ainda que no começo pareça algo difícil, a prática (e somente a prática da degustação feita com atenção) mostrará se um vinho é tecnicamente bom. Enfim, seguir as estrelas do Vivino pode atrapalhar de verdade que você encontre por si só um vinho brilhante.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…