Você Consegue Definir o Vinho Natural?

natural-wines

Você deve estar se perguntando: “Mas o que é vinho natural? Qual é a diferença dos tipos mais conhecidos?”

Sua definição EXATA ainda não foi elaborada, sendo um desafio até mesmo para produtores deste tipo vinho! Pois como mencionado, não há definição fechada. Segundo o francês Pierre Antoine Fosseux, responsável pelo e-commerce Garrafa Livre, especializado na importação de vinhos naturais, você precisa experimentar para entender!

Definição Vaga

Há muita discussão na França, inclusive entre os integrantes  do INAO – Instituto Nacional de Origem e Qualidade do vinho francês,  que se reúnem sempre para tentar chegar a uma definição precisa de vinho natural. O fato é que nem eles e nem os produtores concordam totalmente com os conceitos discutidos. Alguns simplesmente não querem estar em uma categoria fechada.

A Associação de Produtores de Vinhos Naturais da França (AVN), explica que o vinho natural é aquele produzido por meio de métodos naturais, sem que seja usado nenhum aditivo.

Para muitos a definição é muito vaga, e de fato, é mesmo! Segundo a AVN, a discussão está apenas no começo e espera, em breve, esclarecer todas dúvidas dos produtores e consumidores.

Como Identificar um Vinho Natural

Existem alguns parâmetros gerais importantes para que você identificar um vinho natural. São eles –

  • é elaborado a partir de uvas maduras cultivadas organicamente (sem  química e sem utilização de produtos sintéticos) ou biodinamicamente (com práticas agrícolas sustentáveis e agricultura que respeita o ciclo lunar)
  • tem suas uvas colhidas à mão
  • submete as uvas ao mínimo de manipulação
  • utiliza as leveduras nativas, com fermentação espontânea
  • tem vinificação feita com técnicas suaves ou não-intrusivas e que respeitam o meio ambiente, sem utilizar produtos enológicos químicos visando acelerar a estabilização ou modificar o sumo.
  • os vinhos naturais, em geral, possuem o mínimo de sulfito em sua composição

Quanto custa o Vinho Natural?

Com o dólar nas alturas e a tributação também, a empresa Garrafa Livre (que trabalha com rótulos importados da francesa Fosseux), por exemplo, não consegue abaixar muito seu preço além dos R$100. Em seu catálogo o mais em conta é o Reference 2014, Domaine de Porthiers, proveniente da região de Villemontais! Custa R$112,80.


Se você já possui experiência com o Vinho Natural não deixe de nos contar sua opinião sobre ele abaixo nos comentários!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.34

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Malbec World Day

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, tive a oportunidade de participar do Malbec World…

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do RS terá o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…