Juanico – Familia Deicas: tecnologia e tradição na arte de fazer vinhos

img_1486Uma das vinícolas mais imponentes do Uruguai, e que tive a grata oportunidade de visitar, se chama Establecimiento Juanicó – Familia Deicas. Uma “bodega” (como é chamada em espanhol) uruguaia considerada como uma das de maiores capacidade produtiva do país quando o assunto é vinho.

img_1503

A sede, localizada em Canelones (pouco mais de 40 minutos de Montevidéu) é um lugar amplo, lindo e super agradável. Lá estão plantados 240 hectares de vinhedos em um terreno argiloso-calcário, com ondulações, que permitem boa drenagem de água. Além disso, a vinícola trabalha com mais 150 hectares de produtores associados exclusivos.

img_1551

As cepas são as mais variadas possíveis. Dentre elas, as brancas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris, Gewurztraminer e Viognier; e as tintas: Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Shiraz e Pinot Noir.

img_1532

História da Familia Deicas

A Bodega foi fundada no século XIX e já teve vários donos, inclusive o próprio Estado. O primeiro deles foi Don Francisco Juanicó que fundou o estabelecimento em 1830. Apenas em 1979, quase um século e meio depois, a Familia Deicas comprou a propriedade e imprimiu nela uma grande mudança. Uma delas foi a de contratar especialistas internacionais para produzir vinhos de alta gama com variedades francesas.

img_1535

De toda forma, ainda permanece no local muito do passado . Algo que pode ser apreciado em algumas construções da vinícola, que apesar de restauradas conseguem manter o conceito original de quem as idealizou.

img_1489

Caso, principalmente, da cave subterrânea, construída com pedras por Don Francisco Juanicó. O local hoje abriga mais de 500 barricas de carvalho francesas e americanas, unindo tradição, tecnologia e muuuuuita beleza.

img_1567

img_1557

Preludio Familia Deicas

No Brasil, a Família Deicas é muito conhecida pelo Familia Deicas Preludio (1100 pesos), um dos ícones da vinícola, que, é sem sombra de dúvidas um vinho ma-ra-vi-lho-so! Realmente, um dos melhores do Uruguai, não tenho receio em afirmar isso. Ele consiste em um corte de seis variedades (Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot e Marselan). Experimentei o 2010 durante o passeio e achei-o intenso, potente e persistente. A cor bem intensa estava entre púrpura e rubi. No nariz apresentou alcaçuz e muita ameixa. Na boca, notas de frutas vermelhas maduras e figos segos mesclados com nuances de madeira e baunilha. A persistência? Bem longa!  Sem dúvidas, um vinho diferenciado e bom também para ser guardado e apreciado dentro de 10 anos.

img_1518

Don Pascual e Atlántico Sur

Além do Prelúdio, a Juanicó também elabora o Don Pascual, que é a marca de vinho fino mais importante do Uruguai.

 

img_1575

Também produz a linha Atlántico Sur.

img_1574

Ambas linhas mais acessíveis que o Preludio Familia Deicas (que é produzido em lotes reduzidos e de forma mais artesanal). Afinal, a Juanicó possui estrutura de vinícola de ponta para produzir em larga escala. Todos esses vinhos estão disponíveis no Brasil e podem ser adquiridos pelo site da Todovino. Sorte a nossa! Porque realmente são muito bons… O único inconveniente é que comprá-los no Uruguai é muito mais barato…Enfim…

img_1541

Recepção

Bem, até agora não escrevi sobre uma pessoa mais do que especial que me recebeu na Juanicó: Wilson Torres, gerente de Turismo e eventos do local. Foi ele que me contou grande parte da história da empresa e foi com ele que tive a oportunidade de compartilhar os maravilhosos vinhos da casa. Inclusive o espumante Castelar Brut Reserve feito pelo método champenoise, para abrir os trabalhos.

img_1523

img_0190

Restaurante

Também, acompanhada do Wilson, tive a oportunidade de conhecer o restaurante da casa – recém-aberto com uma nova proposta em parceria com o chef Alejandro Romero. A ideia, a partir de agora, é oferecer aos interessados um menu único de cozinha contemporânea que muda a cada estação.

img_1492

img_0186

Almoçar na Juanico – Familia Deicas foi simplesmente sensacional. Recomendo demais a experiëncia. Abaixo as fotos das delícias, sempre harmonizadas com os melhores vinhos da vinícola.

img_1515

img_1511

img_0258

img_0211

Visitas

Os interessados em visitar o Establecimiento Juanico – Familia Deicas podem preencher um formulário disponível no site da empresa. Eu optei por uma agência de turismo, a Senderos del Tannat, como já escrevi nos posts anteriores relacionados à minha viagem ao Uruguai. Gosto de dar ênfase nesse detalhe porque realmente pra quem vai ficar pouco tempo no país e deseja fazer enoturismo de verdade, acredito que uma empresa especializada é a melhor opção, sem sombra de dúvidas.

logo-senderos-500

Mais fotos do Establecimiento Juanico – Familia Deicas (Fotos: Guilherme Penchel/Tratamento: Claudio Cabrito)

Fotos da Juanico – Familia Deicas

Mais informações sobre Enoturismo no Uruguai

Enoturismo no Uruguai: Fiz e amei. Confira as dicas!

Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Pizzorno Family Estate

Conhecendo os variados terroirs uruguaios

Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Casa Grande Vinos Y Bodegas

Bodega Spinoglio: vinhos, História e Enoturismo no Uruguai

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…