Montevideo Wine Experience: winebar retrô em Montevidéu

Pra quem acha que vinho é sinônimo de glamour está muito enganado. Antes de mais nada, vinho é história, amizade, troca de informações e momentos de alegria. No Uruguai, quando conheci o Montevideo Wine Experience – MvD, tive a certeza de que esse meu pensamento ultrapassa fronteiras. E como fico feliz ao me deparar com empresários do ramo, sommeliers e enófilos que pensam assim como eu. No Brasil ou em qualquer parte do mundo.

img_1618-1
Montevideo Wine Experience: local aconchegante que pode ser considerado um winebar retrô

Situado no famoso Mercado do Porto, na Ciudad Vieja em Montevidéu, o pequeno e aconchegante Montevideo Wine Experience,  pode ser chamado carinhosamente de “winebar retrô”. Decorado com pedras, madeiras, pouca iluminação, objetos antigos e um largo balcão de atedimento com banquetas, lembra inicialmente um pub. A gente só se dá conta de estar em um winebar quando percebe que por ali não há outra estrela além do vinho. E, de repente, se depara com vários rótulos brilhando em um antigo armário, todos prontos para serem degustados (nas banquetas ou nas mesinhas distribuídas pelo lugar).

Apesar da aparência de Pub, no MVD a estrela é o vinho! Na foto, ladeada (á dir) por Nico e (à esq) por Líber.
Apesar da aparência de Pub, no MVD a estrela é o vinho! Na foto, ladeada (á dir) por Nico e (à esq) por Líber.

Além disso, ainda há um enorme quadro negro com frases e fotos bem interessantes e descoladas relacionadas ao mundo do vinho. O quadro  fica logo à vista de quem entra no bar. Entre elas: “In Wine we Trust”…Amei!

Montevideo Wine Experience: In Wine we Trust!
Montevideo Wine Experience: In Wine we Trust!

Proposta diferenciada

Como a proposta do MvD é diferenciada (retrô mesmo, eu diria), não espere encontrar por lá enomatics ou afins (aquelas máquinas de cartões pré-pagos para serviço de vinho). O barato da casa é ser servido pelo próprio sommelier numa tábua com três ou cinco taças de vinhos variados, sempre acompanhados de pequenos tira-gostos deliciosos (pães inesquecíveis, queijos uruguaios, salames e presunto cru).

Nada de Enomatic. O serviço no MvD é feito pelo sommelier em tábuas que podem ter de 3 a 5 tipos de vinhos para serem apreciados com petiscos finos.
Nada de Enomatic. O serviço no MvD é feito pelo sommelier em tábuas que podem ter de 3 a 5 tipos de vinhos para serem apreciados com petiscos finos.

Se o cliente gostar de algum vinho especial, pode comprar ali mesmo pra levar pra casa ou degustá-lo no local. Ah! os preços das “copas” (taças) variam conforme o menu abaixo, ou seja, entre $300 e $750 (valor em peso uruguaio). E os dos vinhos…Bem, estamos falando de Uruguai e não do Brasil!

img_0842

No Montevideu Wine Experience tem “luxo especial”

O único luxo mesmo fica por conta dos rótulos servidos na casa. Não pelo valor deles em si, pois há vinhos de todos os preços. O que marca é o fato de  terem sido criteriosamente selecionados pelo sommelier da casa, Líber Antunez, e pelo especialista em vinhos e dono do local, Nicolás Cappellini. Detalhe: somente vendem vinhos uruguaios. Dos mais conhecidos e conceituados aos de baixíssima produção, e também aqueles destinados a amantes de sabores e aromas mais evoluídos.

Dos mais conhecidos e conceituados àqueles de baixíssima produção e conhecidos praticamente apenas por enófilos que preferem sabores e aromas um pouco mais evoluídos.
Rótulos variados independentemente do valor de mercado. São todos escolhidos criteriorisamente

O que dá vontade de não sair dali, é que o Montevideo Wine Experience procura oferecer o contato direto com o sommelier e com o dono da casa, estudiosos e apaixonados pelos vinhos do seu país. A filosofia da casa é a de repassar as histórias dos produtores, dos terroirs, dos métodos de fabricação dos vinhos. Segundo o que entendi, eles não querem apenas vender vinhos pontuados (embora também o façam, claro!), mas querem, antes de tudo, mostrar que o Uruguai tem muito mais a oferecer do que vinhos com medalhas.

13728893_312262595773650_61900939221394084_n

Sugestão de blogueira

Se a casa estiver muito cheia, sugiro que os enófilos mais curiosos esperem até o bar fechar (algo que não tem muito horário para ocorrer), para trocar uma ideia com mais calma com o “Nico” e/ou com o Líber. Quem sabe num momento desses, será possível até abrir uma nova garrafa de vinho e embalar a conversa desfrutando uma das boas cigarrillas vendidas no local.

gggg
Sim, no local também vendem cigarrillas

Isso, claro, sentado numa banquetinha do lado de fora do bar, na rua fria da cidade. Uma coisa eu garanto: quem fizer isso vai ganhar dois ótimos amigos uruguaios que entendem muuuuito de vinho!

img_1632

Pratos Gourmet no Montevideo Wine Experience

Para harmonizar com os maravilhosos rótulos vendidos no local,Nico fez parcerias com alguns restaurantes do Mercado, já que não possui cozinha própria. Quando estive por lá, tive a grata felicidade de apreciar alguns vinhos acompanhados de um menu especialmente preparado pelo chef Roberto Conie e seu filho, do restaurante de comida mediterrânea El Mercat Resto Bar.Vejam aí algumas fotos:

Acordo com o restaurante Es Mercat Resto Bar permite harmonizações incríveis no Montevideo Wine Experience
Acordo com o restaurante Es Mercat Resto Bar permite harmonizações incríveis no Montevideo Wine Experience

img_0291-600x800

No MvD tomei vinhos brancos, rosés, tintos, tive aula com o Nico e com o Líber, comi frutos do mar divinamente bem preparados pela equipe do Es Mercat.  O fato é que fiquei menos de uma semana em Montevideu, com uma agenda hiper apertada, mas fui ao Montevideu Wine Experience três vezes! Lugar sensacional que achei a minha cara e super recomendo a quem quer fugir da informalidade, degustar variados vinhos. Além disso, participar de um ambiente democrático (e sem enochatos) e, claro, com ótimas conversas de amigos uruguaios amantes de vinho!

Eu brindando com a equipe do Es Mercat Gastro Bar e com a Equipe do Montevideo Wine Experience
Eu brindando com a equipe do Es Mercat Gastro Bar e com a Equipe do Montevideo Wine Experience

Senderos del Tannat

Aproveito para indicar a empresa Senderos del Tannat para quem quer fazer enoturismo em Montevidéu. Ela é a única de Montevidéu especializada em enoturismo. A empresa está com um site novinho em folha, novos passeios e novas formas de pagamento. Vale uma visita à Senderos del Tannat para conhecer os programas e planos e curtir tranquilo as férias ou o feriado prolongado.

250-x-250-s

Fotografias: Guilherme Penchel/Tratamento: Claudio Cabrito

Mais informações sobre Enoturismo no Uruguai

Enoturismo no Uruguai: Fiz e amei. Confira as dicas!

Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Pizzorno Family Estate

Conhecendo os variados terroirs uruguaios

Conhecendo as vinícolas do Uruguai: Casa Grande Vinos Y Bodegas

Bodega Spinoglio: vinhos, Histório e Enoturismo pertinho de Montevidéu

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…