Beaujolais – um vinho leve e fácil de harmonizar

BeaujolaisSe você está pensando em organizar um evento para servir frios, patês, presuntos e, até, salsichas diversas, uma sugestão é servir o vinho Beaujolais ou Beaujolais Noveaux para seus convidados.

Esse vinho, feito da uva Gamay, no sul da Borgonha, é um vinho tinto de corpo médio a ligeiro, frutado e com níveis baixos de taninos. Por ser leve, é de fácil harmonização e pode agradar diversos paladares, até mesmo de quem não está acostumado a beber vinho tinto seco com frequência.

Atente-se para o seguinte fato: tanto o Beaujolais Nouveaux como o Beaujolais são vinhos que devem ser consumidos jovens. O primeiro, por exemplo, deve ser bebido em, no máximo, oito meses após seu lançamento – que acontece na terceira quinta-feira de novembro de cada ano; já o segundo, de um a dois anos após a colheita.

O preço do Beaujolais e do Beaujolais Nouveaux varia muito, mas é possível encontrar bons exemplares na faixa de R$50,00 a R$70,00. Na hora da compra, não se esqueça de verificar a safra, para você não comprar um vinho velho e ter problemas.

Você pode encontrar esses vinhos em supermercados, adegas e lojas na Internet.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…

Charles Pelletier Grand Réserve Brut

O Charles Pelletier Grand Réserve Brut é um espumante Blanc de Blancs de safra única,…