Confrarias de vinho: forma interessante de beber vinhos e fazer amizades

Compartilhar interesses e objetivos. De forma resumida, é essa a finalidade das confrarias. Os assuntos podem ser os mais variados possíveis: livro, cinema, cerveja, música e, claro, vinho!

Representantes da Confraria Amicus Vinum
Representantes da Confraria Amicus Vinum

E quando o assunto é vinho, considero as confrarias algo mágico, pois além de possibilitar a degustação e o estudo dos diversos exemplares existentes no mundo, faz com que pessoas das mais variadas profissões, idades, religiões e endereços transformem-se em verdadeiros amigos. Não é à toa que o termo “confraria”, proveniente do latim, signifique conjunto de irmãos e tenha parentesco com a palavra confraternização.

Funcionamento  – Criar uma confraria de vinhos não é difícil, basta reunir os amigos que gostam da bebida, realizar encontros com frequência e, aos poucos, ela vai tornando-se uma realidade. Uma confraria de vinhos pode funcionar de várias maneiras. Pode ter reuniões semanais, mensais ou esporádicas; pode arrecadar dinheiro para comprar vinhos ou deixar que cada confrade leve o seu para dividir com os demais; pode ter número limitado ou ilimitado de pessoas e pode até ter regras, estatuto e presidente.

Terroir reunida para o "Churrasco com Vinho"
Terroir reunida para o “Churrasco com Vinho”

Confraria Terroir – Participo da Terroir desde dezembro de 2010. Ela surgiu quando eu e quatro colegas decidimos eleger as quartas à noite como dia de beber vinho. Na época, éramos cinco participantes, hoje somos 31. Movida apenas pela amizade e pela vontade de beber vinhos, a confraria não tem data certa para as reuniões, mas quando elas acontecem chega a reunir de 12 a 18 confrades. Já fizemos noite italiana, noite francesa, noite chilena, noite livre e até churrasco.  Os contatos são realizados via grupo fechado no Facebook. Para participar da Terroir, o interessado deve ser indicado por um confrade, amar vinhos, ser bem-humorado, ter conhecimento básico sobre o assunto e participar dos encontros e eventos com frequência. As reuniões acontecem em Brasília-DF.

Amigas do Vinho e jornalista Ronia (à esq.de azul) do Brasília no Prato
Amigas do Vinho e jornalista Ronia Alves (à esq.de azul) do site Brasília no Prato

Confraria Amigas do Vinho –  Um outro exemplo de confraria é a Amigas do Vinho. Essa é uma confraria nacional exclusivamente feminina.Foi fundada em 2003, no Rio de Janeiro, possui site e estatuto e tem inúmeras “seções estaduais” espalhadas pelo  Brasil. Atualmente conta com mais de 8 mil confreiras. As interessadas em participar devem ter mais de 18 anos,  e-mail e interesse real por vinhos. Os contatos devem ser feitos pelo e-mail: amigasdovinho@uol.com.br.

Lançamento simbólico – Aproveitando um evento realizado pela Amigas do Vinho que reuniu representantes dessa confraria, da Terroir e da Amicus Vinum, lancei de forma simbólica o Blog Vinho Tinto. O evento aconteceu no restaurante Belini, em Brasília, no dia 26 de setembro de 2013.  Quem quiser ver mais fotos do evento, pode acessar a página do blog no Flickr.

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…