Vinícola Pizzato: modernidade e tradição na Serra Gaúcha (RS)

Vinícola Pizzato no Blog Vinho Tinto
Vinícola Pizzato: local moderno construído ao lado de vinhas históricas (Foto: arquivo Pizzato)

Por mais que se leia e se estude sobre vinhos nada se compara a uma visita in loco a uma vinícola. Melhor ainda se for  uma daquelas que alia modernidade e tradição para que o visitante possa acompanhar e entender claramente todo o processo de elaboração de um bom vinho.

Quando estive em Bento Gonçalves (relembre aqui) visitei inúmeras vinícolas de grande, médio e pequeno porte. Dentre as de médio porte, uma das que mais gostei foi a Pizzato – um local moderno construído ao lado de vinhas históricas e em meio a uma bela paisagem da Serra Gaúcha.

Vinícola Pizzato no Blog Vinho Tinto
Executiva de Vendas da Pizzato Caroline Fantin e Etiene Gomes, editora do Blog Vinho Tinto

Depois de uma conversa por telefone com um dos sócios da empresa, Flávio Pizzato, fui convidada a conhecer o local. Devido a compromissos fora do estado, o Flávio não pôde me recepcionar, mas indicou a Executiva de Vendas Caroline Fantin para fazer isso. Foi ela que me mostrou, com muita paciência, cada cantinho da vinícola, apresentou todos os rótulos e contou toda a história do empreendimento, que teve início do séc.XIX com a chegada de imigrantes italianos ao Brasil, dentre eles Antônio Pizzato, responsável por trazer do Vêneto conhecimentos sobre cultivo de videiras. Em 1999,  o patriarca da família, Plínio Pizzato, e seus filhos Flavio, Flávia, Jane e Ivo (in memoriam) decidiram que era chegada a hora de não só cultivar uvas, mas também produzir vinhos finos e, aí, nasceu a  empresa Pizzato Vinhas e Vinhos.

Vinícola Pizzato
Vinhos da Pizzato são sucesso em eventos e Feiras de Vinho. (Foto: www.vinumbrasilis.com.br)

Hoje, a vinícola, que tem os integrantes da família como responsáveis pelo processo de produção e de comercialização da bebida, possui vinhos que têm feito muito sucesso pelo Brasil, como o Fausto Verve Gran Reserva (cerca de R$50,00 na Internet) e o DNA 99 Merlot 2008 (R$139,na Internet). (Eu, inclusive, já conhecia os vinhos da empresa por meio de degustações em Feiras de Vinhos Nacionais e por indicação de amigos enófilos e sommeliers que me diziam: “Não deixe de passar no stand da Pizzato para apreciar os bons vinhos da Feira”). Em Bento Gonçalves, fiquei sabendo também que o sucesso dos vinhos Pizzato já chegou ao exterior e se faz presente em muitos restaurantes e lojas lá fora.

Vinícola Pizzato
Quem visitar a vinícola Pizzato poderá conhecer os vinhedos do local (Foto: acervo Pizzato)

Quem for ao Vale dos Vinhedos, não pode deixar de participar das visitas guiadas oferecidas no local para verificar de perto as instalações modernas da vinícola e degustar os deliciosos vinhos e espumantes das linhas Pizzato e Fausto. As visitas acontecem todos os dias das 10h às 17h e aos sábados e feriados das 10h às 18h. Mais informações pelo e-mail pizzato@pizzato.net ou pelos telefones: (54)3459.1155 e (54)3055.0440.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed.35

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho selecionadas para você. As informações são divulgadas…

Brasília ganha Vinícola a 50 minutos do Plano Piloto

O Distrito Federal entrou definitivamente para o cenário vitivinícola brasileiro. Isso porque no final de…

Cultura e Vinhos da Geórgia Brilham em Evento de Degustação

Em 18 de abril, um evento destacando a cultura e o vinho da Geórgia foi…

Italianos que surpreendem!

Participei de degustação exclusiva para jornalistas e influencers na Trattoria da Rosario (QI 17 Lago…