.
Esse aqui é mais um bom vinho do Norte da Itália! Conheci por indicação da minha querida amiga @elza.nobrega quando estávamos lá no maravilhoso restaurante Dop&Doc que fica em Tortona!
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi
A Timorasso é uma casta rara e antiga da região de Colli Tortonesi, perto de Tortona na província de Alessandria no Piemonte, que estava quase extinta e está agora passando por um renascimento, principalmente pelo trabalho de Walter Massa, conhecido como o Maestro da Timorasso. É autorizada na província de Asti e Alessandria e seus vinhos varietais são permitidos com as rotulagens de Colli Tortonesi e Monferrato DOC, onde também podem ser feitos blends com outras variedades locais como a Cortese.
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado
É uma variedade que mesmo jovem pode apresentar vinhos com alta complexidade de aromas, com um pouco de mel, especiarias, floral, cítrico e castanhas e que muitas vezes parece ter estagiado em barricas de carvalho, mesmo que isso não tenha ocorrido. É um vinho que possui mineralidade (li em algum lugar o termo “honeyed minerality”) e ótima longevidade. Quando envelhecido, pode apresentar notas de petróleo tal qual a Riesling.
Além de Walter Massa, existem outros produtores que chamam atenção: Luigi Boveri, Franco Martinetti e Morgassi. .
O Derthona 2016, de Walter Massa é uma delícia! Ótima complexidade aromática e boa persistência como esperado! A acidez é alta e também apresenta excelente textura em boca! O vinho não estagiou em carvalho, mas o bom trabalho feito no contato com as lias pode produzir essa sensação, além, claro, da qualidade da uva e do cuidadoso processo de vinificação.
Texto produzido por Bianca Dumas do insta @vinhobonzao.

Comentários

comentários

Close