Vinhos de uvas iguais, mas sabores distintos – entenda o porquê

Blog Vinho Tinto explica Terroir
O terroir interfere nas características essenciais do vinho

Você já parou para pensar a razão pela qual os vinhos possuem sabores e aromas distintos, mesmo quando são da mesma uva e da mesma safra? O grande responsável por isso é o terroir (pronuncia-se terroar), uma palavra bastante falada e ouvida no mundo do vinho e que traduz uma ideia extremamente complexa de que o estilo de um vinho é o reflexo de sua origem. É, por isso, por exemplo que no Velho Mundo (relembre aqui) mantém-se a tradição de indicar nos rótulos o local onde as uvas são produzidas e não o nome das suas castas.

Blog Vinho Tinto e terroir
Em locais mais ensolarados as uvas perdem a acidez mais rapidamente

O enólogo chileno Patricio Tapia tem uma explicação muito legal para a palavra  terroir –  segundo ele, é um termo cunhado na França e que faz referência ao caráter do vinho ligado ao lugar onde crescem suas uvas. Para ele, clima, solo, topografia e seres humanos são os principais agentes no terroir. Isso explica porque a mesma casta (tipo) de uva pode produzir vinhos muito diferentes, dependendo da região em que é cultivada. Uvas de locais mais ensolarados, por exemplo, amadurecem e perdem a acidez mais rapidamente do que o mesmo tipo de uva produzido em locais frios; vinhas cultivadas em altitudes mais altas também são responsáveis pela produção de uvas mais adstringentes do que aquelas cultivadas em baixas altitudes.

Uva e terroir
Toda influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir

Enfim, solo, clima, altitude, ventos, drenagem, incidência solar – toda essa influência geográfica e climática está atrelada ao conceito de terroir. O trabalho que o produtor realiza imprimindo ao vinho características, personalidade e tradição também integra o conceito.

terroir2

Entendeu, agora, porque os vinhos podem apresentar cores, aromas e sabores tão diferenciados mesmo sendo provenientes da mesma casta e até do mesmo país? O barato de apreciar o vinho é justamente este – saber que cada garrafa (de terroirs distintos, claro!) vai revelar uma bebida diferente. Saúde!!!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…