.

Blog Vinho Tinto - blogConfesso que quando comecei a desenvolver este projeto, o Blog Vinho Tinto ia ser um blog simples, desses que a gente está acostumado a ver com frequência na Internet: ordem cronológica, tags, espaço para comentários, visão pessoal e linguagem informal. Mas aí, foram surgindo tantas idéias que o projeto ganhou uma proporção maior e o que era para ser um pequeno diário sobre vinhos na Internet, acabou ganhando uma cara de site.

O problema é que até hoje não existe uma regulamentação para dizer o que é o quê na Internet. Assim, existe uma grande confusão na hora da definição de blog, site ou portal. De forma genérica, a maioria dos especialistas define site como um modelo tradicional de páginas na web que utiliza linguagem formal para apresentar um produto ou uma empresa; portal como aquela página web que possui várias portas para acesso a diversos conteúdos de assuntos variados e blogs como um sistema onde uma pessoa escreve o que quer, de forma simples, com atuação periódica e espaço específico para interagir com os leitores.

Ao analisar todas as definições, cheguei à conclusão de que meu projeto, apesar de ter ganhado dimensão maior do que a inicialmente idealizada não havia deixado de ser um blog em sua essência, mantendo-se fiel às suas tradicionais características – texto pessoal, linguagem simples, periodicidade definida e espaço para a interatividade -, mas havia inaugurado um novo conceito de blog: com espaço multimídia, diagramação atrativa e estrutura para facilitar a busca e, principalmente, o acesso a informações e opiniões importantes. Em síntese, o Blog Vinho Tinto traz minhas próprias percepções e experiências no mundo do vinho, mas de forma bem mais atrativa do que em um blog comum, de forma a facilitar a navegação e a agradar os leitores e seguidores mais exigentes.

Pode até haver quem não concorde com meu ponto-de-vista. O mais importante é que surge na web, a partir da agora, mais um espaço destinado especificamente a promover, discutir e difundir o maravilhoso mundo do vinho: o blogvinhotinto.com.br.

Um brinde ao avanço da tecnologia e a consequente democratização da informação…tim-tim!

Close