Faces – o vinho da Copa do Mundo de 2014

Podemos dizer que o Faces é o vinho do momento. É uma daquelas bebidas que todo mundo tem de experimentar, nem que seja só pra dizer que bebeu. Para nós, brasileiros, é uma honra, pois é o vinho escolhido pela FIFA para representar a Copa do Mundo de 2014. Uma ocasião imperdível para difundir o vinho nacional em todos os continentes.
Dona Isabel Carraro, matriarca da família que administra a Lídia Carraro, (à esq.) com o vinho oficial da Copa do Mundo 2014 - Faces e eu (à dir.) com a bola oficial da Copa do Mundo 2014.
Isabel Carraro, matriarca da família responsável pela elaboração do Faces, me explicou detalhes do vinho oficial da Copa do Mundo 2014.

Experimentei o vinho tinto Faces na própria Vinícola Lídio Carraro, responsável pela elaboração do vinho. A degustação foi mais interessante porque estava acompanhada de Isabel Carraro – a matriarca da família que compõe e administra a vinícola no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Foi ela quem me explicou os detalhes da composição do vinho, da escolha do rótulo e do nome. Tudo que vou compartilhar  com vocês, a partir de agora.

O Faces Tinto é um vinho elaborado a partir de onze uvas (Merlot, Cabernet Sauvignon, Teroldego, Touriga Nacional, Tannat, Ancellotta, Nebbiolo, Tempranillo, Pinot Noir, Alicante Bouschet e Malbec) de forma a homenagear os onze jogadores da seleção brasileira. Possui também 26 vinhos das respectivas uvas no corte (vinho produzido de uma série de uvas) como forma de homenagear os 26 estados brasileiros. Já o rótulo, busca representar a alma brasileira: jovem, alegre e criativa; e o nome Faces para representar a cara da diversidade que existe no Brasil.
Faces-2012Depois de saber de tudo isso, fiquei mais empolgada para degustar o vinho. Achei-o leve e bastante fácil de beber. Apresenta uma cor púrpura intensa, típica dos vinhos jovens. Aromas de frutas vermelhas e até um pouco de especiarias. Não achei o vinho muito persistente na boca, mas por ser leve, é uma bebida de fácil harmonização e bastante indicada para aquelas pessoas que estão começando a beber vinho, enfim, para aqueles que estão começando a trocar o vinho suave pelo vinho fino.
Cada garrafa do Faces tem impressa no rótulo o selo de licenciamento da FIFA e o preço médio é de R$39,80. O vinho já começou a ser comercializado pelos principais supermercados, adegas e restaurantes do Brasil. Muitos importadores também já estão de olho no vinho e a Lídio Carraro já está em negociações com a Dinamarca, Canadá, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Estados Unidos e Japão. Ah! Não se esqueçam que existe o Faces branco e, em breve, será lançado o Faces rosé também.
Ao final da degustação fiz um brinde especial com a Isabel Carraro. A partir de agora, é bola no pé e vinho na taça pra comemorar!
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chez France apresenta masterclass Crus de Beaujolais em Brasília

A Chez France está emocionada em apresentar uma experiência enogastronômica exclusiva: a masterclass dos Crus…

Lareira Original recebe o curso “Viagem ao Mundo do Vinho”

Nos dias 11, 18 e 25 de abril, o Lareira Original, localizado na Tijuca, estará…

Bla’s Cozinha de Culturas apresenta pratos especiais e encomendas para a Semana Santa

Celebre a Semana Santa com elegância e sabor excepcionais no restaurante Blas Cozinha de Culturas,…

Restaurante Kinjo reinaugurado na QI17

O restaurante Kinjo @kinjobrasilia , do premiado chef peruano Marco Espinoza e seus sócios Ivone…