Miolo retira do mar o primeiro lote de espumante brasileiro envelhecido em cave submersa  

Miolo: A empresa é a primeira e única do Brasil a utilizar o método de envelhecimento em cave submersa

A vinícola Miolo anuncia a retirada histórica do primeiro lote de um espumante brasileiro envelhecido em cave submersa. A empresa é a primeira e única do Brasil a utilizar o método. A operação foi realizada no dia 12 de outubro, 12 meses após a imersão das garrafas do espumante Miolo Cuvée Brut no mar da região de Bretagne, na França. Os rótulos vão chegar aos mercados brasileiro e europeu ainda este ano, em edição especial e limitada.

Estrategicamente mergulhadas na ilha de Ouessant, na região conhecida como Baie du Stiff, as garrafas do Miolo Cuvée Tradition Brut foram mantidas em contato com as temperaturas do mar (entre 11 e 13 °C). A cave submarina cria condições ideais para o envelhecimento de vinhos: escuridão, umidade total, temperatura e pressão constante.

De acordo com especialistas, os efeitos da conservação dos espumantes no fundo do mar são observados em testes laboratoriais e degustações. Um rótulo submerso apresenta até 10 vezes mais compostos moleculares do que o envelhecido aos moldes tradicionais; esses compostos são responsáveis pela formação dos aromas e da complexidade da bebida. Em provas às cegas, os resultados indicam a qualidade do método: os espumantes apresentam sabor mais rico e floral, complexidade, frescor e apuradas notas de manteiga e castanha.

 Novos lotes em 2018

Em 2018: Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé

Em 2018 será possível apreciar os resultados do envelhecimento de outro espumante Miolo em cave submersa: o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé, em edição ainda mais limitada. Um pequeno lote do produto repousa no mar de Bretagne desde junho deste ano e deve permanecer ali durante 12 meses. Um segundo lote do Miolo Cuvée Tradition Brut também foi submerso em junho e chega ao mercado no ano que vem.

Os rótulos da linha Miolo Cuvée Tradition são elaborados no Vale dos Vinhedos (RS) com uvas Chardonnay e Pinot Noir pelo Método Tradicional, com fermentação na própria garrafa; o processo é o mesmo utilizado pelas maisons francesas para a elaboração do Champagne.

 Grupo Miolo

O Grupo Miolo possui projetos em 4 regiões do Brasil com vinhedos próprios: em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos – Vinícola Miolo (100 hectares); em Candiota (RS), Campanha Meridional – Vinícola Seival (200 hectares); em Santana do Livramento (RS), Campanha Central – Vinícola Almadén (450 hectares); e em Casa Nova (BA), Vale do São Francisco – Vinícola Terranova (200 hectares).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Santa Colina Brut Rosé estreia com Ouro na ‘terra do champagne’

Uma das mais prestigiadas e tradicionais competições de vinhos do mundo acaba de honrar o…

Temporada inédita de Le Cordon Bleu chega ao Sabor & Arte

A parceria entre o programa Sabor & Arte e Le Cordon Bleu continua a se…

Brasil abre 2024 com 16 medalhas na França

O Brasil iniciou o ano de 2024 com uma impressionante conquista de 16 medalhas na…

Noru Sushi realiza a primeira cerimônia Kaitai da cidade

O renomado restaurante Noru Sushi, um dos ícones da culinária oriental na cidade, está preparando…