Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso!!!

Um vinho muito bom que experimentei esses dias e quero indicar pra vocês é o Tellus Syrah 2015. Ele é um italiano produzido no Lazio. Tem uma cor rubi com notas muito violetas, aromas intensos de frutas negras, especialmente mirtillo e cassis. Também apresenta toques terrosos. Na boca ele é persistente e redondo, com taninos marcantes, mas estruturados, e toques minerais e de pimentas negras. Passa por barrica de carvalhos durante muito pouco tempo, apenas cinco meses. É realmente um vinho fantátisco trazido para o Brasil pela Winebrands. Diria que é elegante e marcante, ao mesmo tempo. Custa em média R$115,00.

Tellus Syrah 2015: um Syrah italiano delicioso

Curisosidade

 

Tellus é a deusa romana da terra, sua garrafa, inspirada nas antigas garrafas do império romano, é diferente e chama a atenção é um pouco menor que as Bordeaux, mas um pouco mais “gordinha”. Seu rótulo, foi criado em 2009, é o quadro ganhador de um concurso com artistas no Castel Sant’Angelo, em Roma.

Sobre a Syrah

A Syrah  é uma das minhas uvas favoritas, é conhecida por produzir vinhos escuros e intensos com sabores de frutas pretas e especiarias. Normalmente, possui acidez média e taninos altos. Quando provenientes de locais de clima moderado produz vinhos muito escuros, secos, tânicos e com notas de pimenta do reino e violeta. Se originárias de locais mais quentes, os vinhos, apesar de tânicos, apresentam notas de especiarias doces (alcaçuz e cravos da Índia) e de chocolate. Ah! e contém grande quantidade de oxidantes que são benéficos para a saúde.

Esse Tellus Syrah harmoniza super bem com pratos com especiarias e  pratos de carnes vermelhas em geral.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Explore a beleza do Porto nos restaurantes do WOW

Descubra a deslumbrante cidade do Porto, Portugal, à beira do Rio Douro, famosa por seus…

Adegas ganham cada vez mais espaço na decoração

Quem aprecia vinho sabe da importância de ter um espaço adequado para armazenar suas garrafas.…

Santa Rita promove vinhos ultra premium no Brasil

A renomada vinícola chilena, Santa Rita, acaba de anunciar uma emocionante parceria com o especialista…

Conheça como as bebidas são gaseificadas

Com as altas temperaturas que têm marcado presença no Brasil, a procura por bebidas geladas…